Aeroteó 2017 abre a programação em honra ao aniversário de Teófilo Otoni

A edição deste ano contou com apoio da Prefeitura e ofereceu mais atrações ao público, como encontro de pilotos, exposição de aviões e carros antigos, fotos e vídeos históricos da aviação local e exposição de pedras preciosas

O Aeroteó foi um evento mais amplo neste ano de 3ª edição

A Prefeitura Municipal deu início às festividades em celebração aos 164 anos de Teófilo Otoni. O evento de abertura foi o Aeroteó, ocorrido no último sábado, 26/08, em parceria com a Sá Comunicação. Destinado a  reunir pilotos de várias partes do Brasil e expor aeromodelos, o Aeroteó foi um evento mais amplo neste ano de 3ª edição, com exposição de carros antigos, fotos e vídeos históricos da aviação local e exposição de pedras preciosas no Aeroporto Kemil Kumaira.

Fredão destacou destacou que é importante para a nova administração estabelecer parcerias para a promoção da cultura local
Fred Lopes destacou que é importante para a nova administração estabelecer parcerias para a promoção da cultura local

O secretário municipal de cultura, Fred Lopes, acompanhou todo o evento e destacou o quanto é importante para a nova administração estabelecer parcerias para a promoção da cultura local. “Em especial nesse momento de comemoração do aniversário da cidade, não poderíamos perder a chance de agregarmos a esse evento que promove o turismo aqui na região, além de movimentar a cultura e a economia local”, salientou o secretário.

Cristiano Salazar salientou que foi uma decisão muito acertada juntar-se à Prefeitura para promover o evento

Para o organizador do Aeroteó, Cristiano Salazar, foi uma decisão muito acertada juntar-se à Prefeitura para promover o evento com mais atrativos. “É uma honra abrir as festividades de aniversário da cidade este ano, e tendo em vista que esse encontro de pilotos era restrito só ao pessoal da aviação, desta vez ampliamos para a população que quisesse apreciar os vôos e passear pelo aeroporto pudesse vir. Tornou-se uma opção a mais de lazer, uma vez que tem ainda o bar aqui do aeroporto aberto para os visitantes”, pontuou Salazar.

Tárcio Molina, disse que como expositor se sentiu honrado em participar da festividade
Tárcio Molina disse que como expositor se sentiu honrado em participar da festividade

Um dos expositores, Tárcio Molina, era outro que se sentiu honrado em participar da festividade. Ele dirige o Clube de Veículos Antigos Perdidos no Tempo e levou alguns modelos para exposição. “Ficamos felizes em sermos convidados a agregar a esse evento porque as pessoas curtem bastante e acaba sendo uma grande confraternização”, expôs Molina.

O piloto Oscar José veio de Brasília e ficou maravilhado com o acontecimento

Pela primeira vez no Aeroteó, o piloto Oscar José veio de Brasília e ficou maravilhado com o acontecimento. “Costumo ser sempre bem recebido nos locais onde participo de eventos relacionados à aviação, mas a hospitalidade dos teófilo-otonenses foi um diferencial. Gostei muito de ter participado desse encontro com os pilotos, prestigiei as outras exposições e achei fantástica a capacidade que os organizadores tiveram de agregar várias temáticas em um só evento. Com certeza vou voltar aqui”, destacou o piloto.

O Aeroteó também foi uma maneira de alunos do curso teórico de aviação da cidade terem a chance de praticar o conteúdo visto em sala. Elvis Passos e Maurício Pimenta tiveram essa experiência, o primeiro como balizador e o outro como controlador. “Nosso papel é colaborar na prevenção de incidentes, considerando que foram mais de 24 aviões circulando aqui no aeroporto. Como apaixonado pela aviação, é muito gratificante ter essa experiência como balizador, e esse apoio do poder público é muito importante até mesmo para resgatar a questão da aviação aqui na cidade, que estava meio adormecida. Está de parabéns e torço também que o evento continue sendo realizado”, manifestou Elvis.

De acordo com o secretário de cultura, Fred Lopes, a gestão municipal pretende anexar o evento ao calendário cultural da cidade para os próximos anos.