Animais apreendidos nas vias públicas são doados a instituições

Medida é adotada sempre que os proprietários não providenciam retirada dos animais da custódia da administração municipal

Vinte e cinco animais foram disponíveis para doação

A Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Polícia Ambiental e de Trânsito, doou 25 animais bovinos e equinos a entidades sociais e instituições religiosas do município. A ação decorre do trabalho de retirada de animais de grande porte das vias públicas. Uma vez que esses animais não são resgatados por seus proprietários dentro de 30 dias da apreensão, os bichos são disponibilizados para doação. A medida está prevista no Edital de Chamamento Público 001/2018 e na Lei Municipal 6.984, de fevereiro de 2016, a qual institui o Código de Direito e Bem-Estar Animal do Município de Teófilo Otoni, entre outras providências.

Os representantes das instituições contempladas compareceram ao Curral Municipal, na sexta-feira, 17/08, para a retirada dos animais. Dentre as entidades cadastradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cinco foram sorteadas: Creche Lar da Criança, Pastoral da Criança, 2ª Igreja Presbiteriana Renovada, Movimento de Recuperação de Vidas O Bom Samaritano e a Aprender Produzir Juntos.

Pastor Vanderlei Nascimento representou a 2ª Igreja Presbiteriana Renovada, uma das contempladas pela ação

Para o representante da 2ª Igreja Presbiteriana Renovada, pastor Vanderlei Nascimento, com a doação, os trabalhos sociais desenvolvidos pela igreja ganham um maior incentivo. “Levamos os animais que ganhamos para criação em um sítio ou vendemos para aplicarmos o dinheiro num programa que desenvolvemos em benefício das famílias, no qual oferecemos aulas de música, pintura e bordado para crianças”, contou Nascimento.