Após eleição, conselheiros tutelares tomam posse

Uma solenidade marcou a posse de dez conselheiros tutelares para atuarem no pleito 2020-2024 na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A cerimônia foi na sexta-feira, 10/01, no Caic, com a presença do secretário municipal de Governo, Pio de Castro, da secretária municipal de Assistência Social, Eliane Moreira e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Verdiana Braz, no dispositivo de honra.

Em Teófilo Otoni, os conselheiros tutelares se dividem em duas regionais, a Norte e a Sul. O processo de escolha dos novos integrantes teve início em junho de 2019, com 212 inscritos, e foi organizado pelo CMDCA em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Após as fases de prova de conhecimentos e avaliação psicológica, 52 candidatos da comunidade local foram habilitados a participar da etapa de eleição, que ocorreu em 06 de outubro de 2019 e contou com o voto de 4.753 eleitores.

Após a cerimônia de posse dos novos membros, a secretária da pasta de Assistência Social, Eliane Moreira, destacou a relação entre a Política de Assistência Social e a atuação do Conselheiro Tutelar. “A Política de Assistência Social desempenha a coordenação das ações de atenção direta, provendo o conjunto de bens e serviços demandados pelo Conselho Tutelar, visando assegurar os direitos de seus usuários. Essa coordenação e integração da rede de atenção direta desenvolve-se por meio dos Centros de Referência em Assistência Social e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social”, explanou Moreira.