Após vistorias, Divisão de Trânsito entrega credenciais aos permissionários do transporte escolar urbano e rural

Com a autorização, os veículos credenciados passam a ter o selo de vistoria e da campanha educativa de trânsito. O credenciamento e vistoria são realizados anualmente pela Divisão de Transporte e Trânsito

Em uma solenidade no auditório do Caic na manhã do último sábado, 12/08, a Divisão de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Teófilo Otoni entregou as permissões de 46 condutores do transporte escolar urbano e rural. Antes da entrega das credenciais, os agentes municipais de trânsito realizaram uma criteriosa vistoria nos veículos, dentro do que é exigido no edital de licitação pública.

Condutores em solenidade de entrega das permissões

Na ocasião estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito; o Diretor da Divisão de Transporte e Trânsito, Rivelino Bispo; o Secretário Municipal de Economia Solidária, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura; o presidente do Sindivales, Rone Franco e a representante da Coopertur, Denise Sena.

Rivelino Bispo ressaltou que o recadastramento é uma exigência da lei de licitação pública

O Diretor da Divisão de Trânsito, Rivelino Bispo, disse que logo quando assumiu a Divisão, o prefeito Daniel Sucupira e o secretário de planejamento pediram para organizar muitas questões, e de imediato, puderam notar a falta do credenciamento e recadastramento do transporte escolar, dos mototaxistas e táxis que não estavam sendo realizados. “Queremos enfatizar que esta demanda não é para punir ninguém, e sim para fortalecer a nossa parceria, para que todos possam trabalhar de maneira legalizada e com o apoio do município. O recadastramento é uma exigência da lei de licitação pública e a promotoria sempre cobra a realização adequada e a transparência no preenchimento de vagas. É uma forma legal de trabalhar e dar oportunidade a todos de poder pleitear por uma vaga. A segurança também fica mais viável, pois os carros são adesivados com fácil identificação, concluiu”.

Tarcirlei de Brito reconheceu a importância dos condutores no transporte escolar

O Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito, que dirigiu a pasta de Planejamento até a última semana, ressaltou que o governo tem ciência do quanto é importante o trabalho desenvolvido pelos condutores do transporte escolar. “Os pais entregam os filhos para vocês e vão trabalhar em segurança, na certeza de que os filhos vão ser bem conduzidos e chegar ao destino. Então a classe de vocês é muito importante para nós e estar de acordo com os nossos anseios e nossas metas  é o objetivo do governo, além de criar as condições necessárias para que todos possam desempenhar seus trabalhos sem problemas”, ressaltou.

O presidente do Sindivales, Rone Franco, também participou da entrega das credenciais

O presidente do Sindivales, Rone Franco, destacou a alegria do sindicato que abriu as portas há aproximadamente cem dias. “Por meio do diálogo, do debate, nós estamos conseguindo colocar muita coisa para funcionar e um dos objetivos principais do sindicato, quando se instaurou, foi justamente a ideia de organizar o seguimento escolar e transporte alternativo no Vale do Mucuri e Jequitinhonha. O sindicato abrange 79 municípios e nós começamos aqui por Teófilo Otoni. Então, quando Rivelino colocou a proposta da reorganização do transporte urbano e rural, é claro que o Sindicato se dispôs a apoiar, participar e discutir junto com a Divisão de Transporte  e Trânsito para contemplar os trabalhadores com o alvará. Se tem lei, nós temos de nos adequar para cumprir, e é o que nós estamos fazendo, todos se cadastrando, se organizando para dar liberdade de trabalho aos condutores escolares do município”, salientou Rone.

Marilda Galdino, há 15 anos no transporte escolar, renovou sua permissão

Marilda Galdino trabalha no transporte escolar há 15 anos e participou também do recadastramento do transporte escolar. “Este momento é uma conquista muito grande porque nós estávamos precisando desse documento para trabalhar devidamente regularizado. Foi tudo muito bem esclarecido, estamos credenciados e dentro da lei, que é o mais importante. Nossos carros foram vistoriados, tudo dentro das normas, e isso, passa mais seguranças para os pais que nos confiam seus filhos”, enfatizou.

Após vistoria, veículos receberam o selo de inspeção