Bloco “Grito de Carnaval” faz a alegria de foliões na Praça Tiradentes

Grupos da melhor idade e foliões festejaram o pré-carnaval promovido na praça central da cidade

Em clima de carnaval, a Prefeitura de Teófilo Otoni por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e em parceria com as secretarias de Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer promoveu na tarde de sábado (18), o animado e descontraído “Grito de Carnaval”, com a participação de grupos da Melhor Idade.

Foliões partindo da Praça Lions Clube sentido Praça Tiradentes ao som de marchinhas de carnaval

Ao som das marchinhas de carnaval e sambas históricos, aproximadamente 400 pessoas participaram da folia que partiu da Praça Lions Clube sentido Praça Tiradentes. A multidão foi recebida ao som da banda Frevo Folia, e em seguida curtiu o show da dupla João Neto e Gabriel. Com o cair da noite o espaço em frente ao anfiteatro da Praça Tiradentes ficou lotado de foliões, que aproveitaram o sábado para curtir e relembrar os velhos tempos do carnaval de rua.

A ideia da Secretaria de Cultura é fixar a data com o pré-carnaval dos foliões teófilo-otonenses. Segundo o secretário de cultura, Fredy Pedroso, a festa proporcionada trouxe muita alegria e diversão aos foliões. “Ficamos felizes com a participação dos grupos da terceira idade no nosso carnaval. Eles interagiram com todos e trouxeram alegria para a festa”, afirmou.

A Secretária de Assistência Social e Habitação, Eliane Moreira, lembrou que o objetivo da participação dos idosos nas comemorações do carnaval é aproximá-los dos familiares, da comunidade e da sociedade em geral. “É uma maneira de perceber que as pessoas envelhecem, mas não se aposentam da vida. Não importa a idade, ainda se tem desejos, vontades e direitos de participar desta grande festa popular”, ressaltou.

Participaram do evento os grupos da terceira idade dos Bairros Taquara, Bela Vista, Palmeiras, além dos grupos Fuxico do Bem, Hidroidade e idosos do Sesc. A secretaria municipal de cultura premiou os grupos participantes da folia nas seguintes modalidades:

• Melhor fantasia de carnaval idoso e idosa;
  • Melhor idoso com maior idade, participando do carnaval;
  • Idoso com maior alegria em participar do evento;
  • Idoso com maior determinação;
  • Casal de idoso participando do evento;
  • Idosos que cantaram a melhor música de carnaval;

Premiação dos grupos participantes da folia

O prefeito Daniel Sucupira também participou da festividade e prometeu trabalhar para que a data seja incorporada ao calendário de eventos oficiais do município. “O carnaval de rua é uma tradição no Brasil, e precisamos retomar essa tradição na nossa cidade. Grande parte da nossa população não sai da cidade no período de carnaval, e são para essas pessoas que precisamos ter algum tipo de atrativo”, salientou o prefeito.