Caminhada no centro da cidade encerra ações da Campanha Outubro Rosa em Teófilo Otoni

Caminhada contou com adesão de inúmeras pessoas

Atividade foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e reuniu grande público em prol da conscientização ao câncer de mama

O vice-prefeito Dr. Jose Roberto e o secretário de Saúde Tarcirlei Brito acompanharam a caminhada

Após um mês inteiro de atividades voltadas à prevenção do câncer de mama, câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou a Campanha Outubro Rosa na manhã desta terça-feira, 31/10, na Praça Tiradentes. Servidores de todas as unidades de saúde do município, como hospitais e Programas de Saúde da Família (PSF’s), usuários e grupos organizados de mulheres se reuniram em frente ao SESC e saíram numa animada caminhada pela Avenida Dr. Luiz Boali, passando pelas ruas Antônio Alves Benjamin e Frei Gonzaga. Em frente ao Anfiteatro da Praça, o vice-prefeito Dr. José Roberto Corrêa, o secretário municipal de saúde, Tarcirlei Mariniello e os coordenadores da campanha saudaram o público, e depois, educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) agitaram os participantes com atividades de alongamento e sorteio de camisas alusivas à campanha.

Quézia Mota(ao centro) foi uma das organizadoras das ações do Outubro Rosa e se disse bem satisfeita com o resultado

A referência em saúde da mulher, Quézia Mota, foi uma das organizadoras das ações do Outubro Rosa e se disse bem satisfeita com o resultado da campanha no município. “Foi muito produtiva. A SMS e todos os PSF’s estiveram em peso comprometidos com este trabalho. Agradeço também à população que participou em massa dos mutirões de exames preventivos, exames clínicos da mama, testes rápidos de Hepatite B, C, HIV e Sífilis, palestras educativas, disponibilização de mamografias, atividades recreativas e de socialização. E agora, a partir de 1º de novembro, vamos iniciar a Campanha Novembro Azul, de conscientização ao câncer de próstata”, pontuou Mota.

Tarcirlei Mariniello disse que as ações do Outubro Rosa alcançaram a meta da Secretaria, com grande número de exames

O secretário municipal de saúde, Tarcirlei Mariniello, apresentou os números que o Outubro Rosa gerou junto às usuárias do SUS em Teófilo Otoni. “A aceitação por parte das mulheres foi excelente, superando nossas expectativas, graças em grande parte à busca ativa dos agentes de saúde, que por meio das visitas domiciliares conseguiram conscientizar as mulheres quanto a importância delas fazerem exames de prevenção ao câncer e outras doenças. Então, tivemos um saldo com mais de 550 preventivos, mais de 1500 testes rápidos, cerca de 400 mamografias, mais de 8000 consultas médicas e mais de 7000 atendimentos de enfermagem”, revelou o secretário.

Lidiomar Souza lembrou que o público feminino deve continuar atento aos cuidados com a saúde durante o ano inteiro

Durante o encerramento na Praça da Campanha Outubro Rosa, o coordenador da Atenção Básica, Lidiomar Souza, lembrou que o público feminino deve continuar atento aos cuidados com a saúde durante o ano inteiro, uma vez que as unidades de saúde oferecem atendimentos para prevenção de câncer não só no mês de outubro.

A participante Salete de Carvalho teve câncer de mama, mas enfrentou e saiu vitoriosa

Uma dessas mulheres atentas é Salete de Carvalho, que junto com o Grupo Mulheres de Fé, participou da Caminhada Rosa. Assim como as integrantes do Grupo, ela foi acometida pelo câncer de mama, que descobriu e tratou há nove anos. Ela contou que suspeitou da doença a partir do autoexame e que hoje está curada. “Desde então, anualmente faço consultas médicas e costumo participar de atividades como essa caminhada, que incentivem a prevenção”, declarou a participante.

Educadores físicos do NASF agitaram os participantes com alongamentos e sorteio de camisas alusivas à campanha