Comunidade da Lajinha recebe 1º Encontro do Projeto Extensão Intersetorial

Evento teve parceria com o curso de enfermagem da Universidade Presidente Antônio Carlos – Unipac

A Prefeitura de Teófilo Otoni por meio da Secretaria de Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes, promoveu na tarde de quarta-feira, 11/05, uma ação sócio-educativa na comunidade da Lajinha. Aproximadamente 60 jovens entre 12 e 17 anos participaram do evento, que contou com a parceria do curso de enfermagem da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac).

IMG_2990
A ação sócio-educativa contou com a presença aproximada de 60 jovens

O evento tem o objetivo de propiciar aos adolescentes uma reflexão acerca dos temas que abordam a transversalidade (renovação pedagógica) da adolescência, a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, uso de drogas e outras consequências.

A coordenadora Geral do Serviço de Convivência, Andreia Leal Azevedo, ressaltou a importância de uma ação sócio-educativa para os adolescentes da comunidade. “Nós temos em media 150 usuários do programa de serviço de referência aqui na Lajinha. Vamos trabalhar dentro dos pilares da educação através do curso de enfermagem, e também da orientação do serviço de convivência que faz esse acompanhamento aqui no território”, salientou.

IMG_2970
A coordenadora Geral do Serviço de Convivência, Andreia Leal Azevedo, ressaltou a importância de uma ação sócio-educativa para os adolescentes da nossa atualidade

De acordo com os coordenadores do evento, a ação vai acontecer em outras localidades do município. “Vamos avaliar os nossos diagnósticos para escolher a localidade que justifica as nossas intervenções”, explicou Andreia.

IMG_2972
Equipe organizadora da Secretaria de Assistência Social juntamente com equipe do curso de enfermagem da UNIPAC

A coordenadora e professora do curso de enfermagem da Unipac, Marta Honorato, palestrou sobre o tema ‘Sexualidade: Gravidez na Adolescência’. “Hoje passamos para os alunos assuntos importantes como sexualidade, o autoconhecimento do corpo, as responsabilidades emocionais e financeiras para se ter um filho, os cuidados com a higiene para evitar alguns tipos de doenças, a importância de realizar os exames preventivos (tanto mulher como o homem), os cuidados no sexo na terceira idade, DSTs, entre outros temas.” concluiu.

IMG_2969
A Coordenadora Geral do Serviço de Convivência, Andreia Leal Azevedo, salientou a importância da conscientização dos jovens sobre a educação sexual

O adolescente Kaique Rodrigues dos Santos, de 15 anos, disse que gostou do que ouviu. “Eu aprendi muito, principalmente sobre gravidez na adolescência e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, concluiu.

IMG_2975
O adolescente Kaique Rodrigues dos Santos diz que a palestra foi muito proveitosa e satisfatória