Da capina à limpeza dos rios: série de ações marca a atuação da Prefeitura no início de 2018

Em diversos pontos da cidade, tem sido intensos os trabalhos de limpeza de rios, tapa-buracos, manutenção de áreas verdes e capina de ruas

Operação tapa-buracos está acontecendo em várias ruas do centro e bairros
No entorno do rio na Av. Luiz Boali, equipes trabalham na poda e limpeza das áreas verdes

Os trabalhos da Prefeitura de Teófilo Otoni começaram a todo vapor neste 2018. Por meio de uma ação conjunta das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, a limpeza do Rio Todos os Santos e dos córregos que cortam a cidade tem avançado. Após o período de chuvas no fim do ano passado, o mato cresceu novamente, mas as equipes já estão a postos fazendo o serviço de capina, poda das árvores e retirada do lixo das margens do Todos os Santos.

Máquina limpa o Rio Todos os Santos na altura do bairro Palmeiras
Prefeitura providenciou capina no Estádio Nassri Mattar para jogos do América

Além da limpeza na área verde da Av. Luiz Boali, há uma equipe atuando na capina do Estádio Nassri Mattar, no empenho de deixar o local revitalizado para o retorno das atividades do time do América. Com a área interna concluída, o serviço agora está sendo executado nos arredores do campo. Desde meados de dezembro de 2017, mais de 20 ruas, avenidas, becos e travessas no centro e bairros próximos ficaram com uma aparência melhor depois do trabalho de capina e varrição.

Jennifer Paranhos ficou satisfeita com o tapa buracos na rua Rachid Handere

Em outra frente de trabalho, a operação tapa-buracos com massa asfáltica já percorreu várias ruas da cidade. Nos últimos 30 dias, as vias que cortam a região central ficaram mais transitáveis e o serviço avançou para os bairros Grão Pará, Marajoara, Bela Vista, Manoel Pimenta e São Diogo. Para não criar grandes transtornos no trânsito, as equipes têm trabalhado tanto de dia como à noite. A ação concluída na Rua Rachid Handere, que é a principal do Bela Vista e estava entre as mais críticas em termos de buracos, deixou satisfeita a cabeleireira Jennifer Paranhos. “Estava horrível circular nesta rua. Mas depois que o pessoal fez a manutenção no asfalto aqui ficou ótimo”, disse.

A máquina que está retirando o excesso de resíduos dos rios e córregos concluiu grande parte do serviço. No Rio Todos os Santos, o trabalho está na altura da Turma 37, faltando pouco para acabar. Outro trecho finalizado é entre o bairro Nossa Senhora das Graças até o Centro. No Córrego Santo Antônio, a limpeza e o desassoreamento estão no rumo do pontilhão da Praça do Fátima. Do outro lado da cidade, o trabalho também foi concluído em toda a extensão do Córrego Serra Verde e do córrego que corta a Rua Júlio Haueisen, no São Jacinto. Alguns trechos do Córrego Itaguaçu, que passa pelo bairro de mesmo nome, pela Matinha e São Jacinto estão prontos. E no Córrego São Benedito, na Vila Jacaré, o trabalho está parcialmente finalizado.