‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite mobiliza população

A data marca a intensificação da mobilização nacional em combate às doenças que afetam, principalmente, o público infantil

O público-alvo da campanha é de crianças entre 1 ano e menores de 5 anos

No sábado, 18/08, várias unidades de saúde da zona urbana e rural do município estiveram abertas para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. O PSF São Cristóvão foi uma delas. Logo pela manhã, a unidade de saúde estava cheia. O secretário municipal de Saúde, Tarcirlei Mariniello, visitou o local e fez um apelo para os pais que ainda não levaram suas crianças que o faça até  dia 31/08.

O secretário Tarcirlei de Brito acompanhou a vacinação em alguns postos de sáude

A campanha iniciou-se desde o último dia 06 de agosto frente aos surtos de sarampo na Região Norte do país e ao risco de reintrodução da pólio (paralisia infantil) no Brasil. A faixa etária envolvida é de crianças entre um e menores de cinco anos, mesmo as que já tenham sido vacinadas. “Desde o final dos anos 80 não houve notificação de pólio aqui no nosso país e o sarampo era considerado, até este ano, uma doença erradicada. Com isso, há uma geração de pais que não conheceu os efeitos dessas doenças, daí contamos com a sensibilização deles para que levem os filhos para serem vacinados e não tenhamos aqui na nossa cidade nenhum registro de tais doenças”, pediu o secretário Tarcirlei Mariniello.

PSF São Cristóvão foi um dos vários que abriram no Dia D da Campanha

A poliomielite é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos e que, geralmente, afeta crianças, mas também pode surgir em idosos e adultos com o sistema imune enfraquecido. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. A imunização contra pólio é por meio oral, ou seja, duas gotinhas, e a vacina contra o sarampo é injetável e conjugada, o que significa que ela protege também contra rubéola e caxumba.

Marcela Chaves levou a filha para ser vacinada

Marcela Chaves, mãe de Eloá, de 1 ano e 7 meses, já garantiu a proteção da pequena. No Dia D da Campanha, ela levou a filha para tomar as vacinas no PSF São Cristóvão. “Enquanto pais, nunca queremos que nada de ruim aconteça com nossos filhos. É importante estarmos sempre em alerta com a vacinação da criança, deixando a caderneta dela em dia”, pontuou Marcela.

A vacinação contra pólio e sarampo vai até 31 de agosto

No município de Teófilo Otoni o número de vacinados até o Dia D da Campanha foi de 3.775 num total de 7.432 crianças, o que corresponde a pouco mais de 50% do público a ser vacinado na cidade. Os postos de saúde funcionam das 7 às 17 horas nos dias úteis, e os que disponibilizam as vacinas são: PSF Grão Pará, PSF Funcionáios, PSF Matinha, PSF São Jacinto, PSF Dr. José Roberto Corrêa, PSF Jardim das Acácias, PSF Cidade Alta, PSF Manoel Pimenta, PSF São Cristóvão, PSF Bela Vista, UBR Vila Verônica, PSF Vila São João, UBR São Jacinto, UBR Palmeiras, PSF Vila Pedrosa, PSF Vila Barreiros, PSF Taquara, PSF Topázio, PSF Mucuri, PSF Cedro, PSF Lajinha, PSF Rio Pretinho, PSF São Jerônimo, PSF Pedro Versiani e PSF Brejão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *