Dia Mundial da Água é lembrado com solenidade na Praça Tiradentes

Instituições públicas e privadas se uniram para sensibilizar sobre os cuidados e proteção da água

A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e em parceria com a 15° Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Copasa e Sest Senat, realizou na manhã desta quarta-feira (22), no anfiteatro da Praça Tiradentes a celebração ao Dia Mundial da Água. Além das entidades, o evento contou com a participação de aproximadamente 60 alunos da Escola Municipal Irmã Maria Amália.

O evento tem como objetivo trazer à tona a reflexão e discussão sobre a relação “homem e água”, abordando temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento sustentável, recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com a poluição. A ideia é incentivar e chamar a atenção da sociedade para a preservação dos leitos dos córregos, rios e mananciais.

Alunos da Escola Irmã Maria Amália participam do evento na praça Tiradentes

O prefeito Daniel Sucupira falou que prefeitura de Teófilo Otoni tem atuado em duas frentes principais, junto à preservação do bem mais precioso que é a água. “Primeiro é captar os recursos para garantir o cercamento de nascentes e construção de barraginhas, para melhor atendimento e oferta de água em nossa região. A outra frente é a fiscalização intensiva dentro do perímetro do nosso município. Nós estamos reestruturando nossa relação com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), Instituto Estadual de Floresta e com a Polícia Ambiental. O objetivo é traçar metas conjuntas para que nós não passemos por situações de seca como vemos em outras cidades”, destacou o prefeito.

O prefeito Daniel Sucupira destacou a importância de elaborar projetos que visam preservar a água e o meio ambiente

Sucupira falou ainda que o Dia Mundial da Água desperta um sentimento de responsabilidade. “Além do poder público, todas as instituições, e todas as pessoas podem dar as mãos para que o meio ambiente seja prioridade, e a sustentabilidade seja uma realidade aqui na nossa região”, concluiu.

O Sub-Tenente da 15° Companhia da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente, Gláucio Costa Xavier, ressaltou que o objetivo do evento é despertar nas pessoas o interesse pelo tema. “Convidamos os alunos da Escola Irmã Maria Amália, trouxemos o cinema ambiental, o museu de animais empalhados e a banda de música do 19° Batalhão de Polícia Militar. Acreditamos que a preservação do meio ambiente começa nas atitudes, que fazem toda a diferença, e uma das mais importantes é a conscientização. É isso que buscamos hoje aqui”, salientou o militar.

O Sub-Tenente Gláucio Costa Xavier ressaltou que o objetivo do evento é despertar nas pessoas o interesse pelo tema

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Marcos, também ressaltou o dia de conscientização. “A conscientização voltada para este dia é de fundamental importância para entender o problema e debatê-lo, conhecendo as novas técnicas de controle de perda, reuso de água, dentre outros assuntos. Tudo isso, para que possamos alcançar o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o aumento da qualidade de vida de todos”, afirmou o secretário.

O Secretário Sérgio Marcos salientou a importância da conscientização para entender o problema e debatê-lo para que se possa definir medidas estratégicas
O Secretário Sérgio Marcos salientou a importância do reuso de água

Matéria: Hyanne Schultz