Dia Mundial do Rim é comemorado com série de atividades no centro da cidade

Prefeitura Municipal e Hospital Philadelphia se uniram na mobilização da sociedade em prol da prevenção às doenças renais

A ação comemorativa começou com uma caminhada, onde os representantes das instituições envolvidas se manifestaram e as pessoas puderam receber orientações com os profissionais da Atenção Básica do município

Na manhã de quinta-feira, 15/03, o anfiteatro da Praça Tiradentes foi tomado por uma mobilização da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Philadelphia em comemoração ao Dia Mundial do Rim. Com o tema Saúde da Mulher – Cuide de seus Rins, o evento teve como foco despertar a conscientização da sociedade, em especial do público feminino, quanto a prevenção das doenças renais. A data é celebrada sempre na segunda quinta-feira de março, que neste ano coincidiu com o Dia Internacional da Mulher.

A ação comemorativa começou com uma caminhada a partir da Praça Lions Club até a Praça Tiradentes, onde os representantes das instituições envolvidas se manifestaram e as pessoas puderam receber orientações, fazer testes rápidos de glicemia e aferição de pressão, e também praticar atividade física com os profissionais da Atenção Básica do município.

Pio de Castro lembrou que a data era especial e que todos olhassem com mais sensibilidade à saúde dos rins

O secretário municipal de Governo, Pio de Castro, representou o prefeito Daniel Sucupira e lembrou que a data era especial para que todos olhassem com mais sensibilidade à saúde dos rins. “Sabemos que os grandes problemas de saúde estão relacionados também à falta de conhecimento e conscientização das pessoas. E essas parcerias que vamos firmando ao longo da caminhada são muito importantes em mudar essa realidade, pois mais pessoas acabam sendo envolvidas nos trabalhos de conscientização quanto a prevenção de doenças”, expôs o secretário.

Lidiomar Souza revelou que as doenças renais estão entre as que mais tem afetado a população

Ao destacar a celebração da data, o coordenador da Atenção Básica, Lidiomar Souza, revelou que as doenças renais estão entre as que mais tem afetado a população. “Por isso, não podemos, enquanto agentes de saúde, fechar os olhos para essa realidade. Queremos que a população veja o Dia Mundial do Rim como um alerta de que a prevenção sempre deve estar em primeiro lugar”, pontuou Souza.

Gilmar Oliveira destacou que atualmente a instituição atende mais de 200 pacientes diariamente com doenças renais

O Hospital Philadelphia é referência em Teófilo Otoni no tratamento de pacientes com doenças renais. De acordo com o diretor de enfermagem, Gilmar Oliveira, atualmente a instituição atende a mais de 200 pacientes diariamente. Durante o evento, ele destacou que para quem quer evitar problemas renais, deve se atentar para certos cuidados. “Pressão alta, glicemia irregular, hábitos alimentares não saudáveis, fatores hereditários e predisposição à outras doenças são fatores de risco. Para evitar essas situações, as pessoas devem procurar ingerir muito líquido, praticar atividade física e ter uma alimentação equilibrada”, enumerou Oliveira.

Rosa Gomes se deslocou de longe para participar da ação na Praça Tiradentes, ela fez teste glicêmico e aferiu a pressão

A moradora do Viriato, Rosa Gomes, se deslocou de longe para participar da ação na Praça Tiradentes. Ela fez teste glicêmico e aferiu a pressão. “Muito boa a iniciativa, pois é uma oportunidade de sabermos como está nossa saúde”, declarou Rosa.