Escolas de Teófilo Otoni recebem homenagem por desempenho favorável em índice que avalia a qualidade da educação

Gestão municipal certificou instituições de ensino por mérito alcançado

Escolas da rede municipal de ensino de Teófilo Otoni foram homenageadas pelo desempenho alcançado no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado este ano pelo Ministério da Educação. A homenagem partiu da Prefeitura Municipal, através da entrega de um certificado aos gestores das escolas contempladas.

Criado em 2005, o Ideb visa mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica. A avaliação é feita a cada dois anos, com turmas que estão nas etapas ímpares do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Durante encontro com gestores escolares, Sucupira parabenizou as instituições pelo desempenho alcançado no Ideb

O cálculo do Ideb obedece à seguinte fórmula: as notas das provas de língua portuguesa e matemática são padronizadas em uma escala de 0,0 a 10,0. Depois, a média dessas duas notas é multiplicada pela média (harmônica) das taxas de aprovação das séries da etapa (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que, em percentual, varia de 0 a 100.

Cada escola deve partir de metas individuais para reduzir as desigualdades em termos de qualidade educacional. De acordo com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho, um número significativo de escolas locais não só atingiram uma boa pontuação no IDEB como até ultrapassaram a meta proposta. “Para exemplificar, se uma escola obteve 3,3 em 2017, para o próximo ano ela deveria estabelecer um valor acima deste como meta, ou seja, a ideia é que esta pontuação cresça cada vez mais até atingir o ideal que, por enquanto, dentro da realidade brasileira, está em torno de 6,3”, explicou Godinho.

Seis instituições municipais da zona urbana e rural que se enquadraram nessas condições foram agraciadas com um certificado de reconhecimento. Na ocasião, o prefeito Daniel Sucupira e o secretário da pasta da Educação também valorizaram os resultados obtidos pelas escolas que não atingiram a meta. “Tivemos casos em que o objetivo não foi alcançado, mas, independente disso, a escola obteve um desempenho melhor que no Ideb anterior. Elas mereceram um certificado por Destaque. Houve casos até de a mesma escola receber os dois certificados”, contou Godinho.

De acordo com ele, um dos pontos positivos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é seu potencial de incentivar toda a equipe escolar a buscar por uma educação cada vez mais de qualidade. “O princípio do Ideb é que o aluno aprenda e avance nas séries seguintes. Então, o desempenho que obtivemos na nossa rede de ensino mostra que as escolas municipais estão fazendo um trabalho muito concentrado e que estamos no caminho certo”, resumiu o secretário.

Pontuação Escolas Municipais no Ideb 2017:

* Escola Municipal Agrícola Geraldo Leão Lopes

* Escola Municipal Maria Ramos

Meta Projetada: 5,7

Nota Alcançada: 5,5

A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida recebeu do Governo Municipal certificação por reconhecimento
A Escola Municipal Agrícola Inácio Pereira Guimarães recebeu do Governo Municipal certificação por reconhecimento
A Escola Municipal Agrícola Geraldo Leão Lopes recebeu do Governo Municipal certificação por reconhecimento
A Escola Municipal Irmã Maria Amália recebeu do Governo Municipal certificação por reconhecimento
A Escola Municipal Maria Ramos recebeu do Governo Municipal certificação por reconhecimento
A Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso recebeu do Governo Municipal certificação por destaque
A Escola Municipal Doralice Arruda recebeu do Governo Municipal certificação por destaque