Festival Regional de Quadrilhas leva multidão à Praça Tiradentes

Durante dois dias, evento promoveu apresentações de dança, shows de forró e barraquinhas com comidas típicas

No primeiro final de semana de julho, a Praça Tiradentes foi tomada pela intensa participação de dançarinos e de uma multidão que prestigiou o Festival Regional de Dança de Quadrilhas. O evento foi promovido pela Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Cultura, e contou com a apresentação de grupos de quadrilhas nas modalidades adulto e infantil, de várias regiões da cidade, além dos shows de forró comandados pelo cantor Wesley Chaves e pela banda Cangaceiros do Mucuri. Para completar o cenário de festa julina, variadas barraquinhas com comidas e bebidas típicas incrementaram o festival.

IMG_5597
Promotores do Festival: Secretário Municipal de Cultura, Fredy Lopes (à direita) e o Assessor de Cultura, Emerson Vogel

Para o secretário municipal de cultura, Fredy Lopes, a realização do evento é uma forma de manter viva a cultura popular de Teófilo Otoni. “Esse festival já acontece há tantos anos, que não poderíamos deixar de incentivar mais uma vez essa manifestação cultural tão importante para o município. E no ano que vem pretendemos ampliar para que grupos de quadrilha da região participem também”, revelou o secretário.

De acordo com o assessor de cultura, Emerson Vogel, o Festival aliou o entretenimento à oportunidade de os grupos participantes ganharem prêmios em dinheiro, troféu e medalha. “As premiações em dinheiro foram estabelecidas para as categorias de Melhor Quadrilha, Melhor Casamento e  Melhor Marcador”, explicou Vogel.

O Prefeito Daniel Sucupira, atribuiu ao público o brilho e sucesso da festa

O prefeito Daniel Sucupira acompanhou as apresentações e ainda assumiu como animador do evento. Ele atribuiu ao público o brilho e sucesso da festa. “Uma de nossas intenções ao fazer um evento dessa magnitude é que seja um momento de reunirmos as famílias aqui na Praça, num grande encontro de toda a comunidade teófilo-otonense para se divertir conosco”, pontuou o prefeito.

O expectador Weber Coimbra fez questão de prestigiar a apresentação de seu grupo favorito. “Vim especialmente para ver o Arraiá do Vai Vai e eles foram muito bons. A prefeitura está de parabéns por investir nesse evento porque não pode deixar morrer essa cultura, que é a cara da nossa região”, ressaltou.

A Comerciante Vilma Ramos, que durante os dois dias participou com a venda de caldos típicos
A Comerciante Vilma Ramos participou pela segunda vez de um evento da prefeitura

Quem também manifestou satisfação com o Festival de Quadrilhas foi a comerciante Vilma Ramos, que durante os dois dias participou com a venda de caldos típicos. “É a segunda vez que fiz essa parceria com a prefeitura e as vendas foram excelentes”, disse.

O grupo que levou o primeiro lugar em todas as categorias na Modalidade Adulto foi o Arraiá do Pé Quente. Para o marcador, Bento Gomes, a consagração como campeão foi bastante emocionante. “E muito gratificante para mim também, pois inicialmente não era eu o marcador desta quadrilha. É uma satisfação imensa ver nosso trabalho valorizado assim, tendo em vista a dedicação de todos os dançarinos que ensaiaram desde março para esse festival”, destacou Bento.

A entrega das premiações foi feita no palco pelo prefeito e secretários aos representantes dos grupos de quadrilha, que receberam um cheque simbólico em referência ao prêmio em dinheiro.

Vencedores da categoria Melhor Casamento Infantil
Primeira-dama Graziele Sucupira entrega troféu à marcador de quadrilha

Marcador de quadrilha recebe premiação ladeado pelos jurados
Participante recebe dos promotores do evento cheque simbólico