Hospital Municipal Raimundo Gobira promove capacitação sobre curativos

O curso foi promovido nas dependências do Hospital Municipal Raimundo Gobira (HMRG), em 10/04, tendo como público-alvo enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital, da UPA e dos PSF’s. A capacitação, ministrada pela enfermeira Narley Alves Coelho, coordenadora do Ambulatório de Lesões e da Comissão de Curativos da instituição, teve como foco o
protocolo de curativos e coberturas no tratamento de lesões.

Os objetivos do curativo são a proteção da ferida, prevenção de infecção e facilitação do processo de cicatrização. Conforme a intensidade do trauma, a ferida pode ser considerada superficial, afetando apenas as estruturas de superfície, ou grave, envolvendo vasos sanguíneos mais calibrosos, músculos, nervos, fáscias, tendões, ligamentos ou ossos.

Segundo a enfermeira Neusimery Ramalho da Cruz, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HMRG, atividade como essa visa capacitar e atualizar cada vez mais as equipes de enfermagem, objetivando aprimorar a qualidade da assistência, com foco no bem estar dos pacientes. “O treinamento nesta proporção é anual, mas sempre que precisar é feito treinamento in loco. Devemos estar em um constante processo educativo com a finalidade de aprimorarmos e conseqüentemente melhorar a assistência prestada aos usuários”, completa ela.  

O serviço de saúde do município de Teófilo Otoni conta com coberturas modernas para o tratamento de feridas. E neste mês, o ambulatório completou seis anos oferecendo o que há de mais atual e moderno aos pacientes que procuram o Hospital Municipal Raimundo Gobira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *