Hospital Municipal Raimundo Gobira promove Encontro Sobre a Prevenção da Lesão por Pressão

Evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Teófilo Otoni e a Rede Indiana de Farmácia

No mês em que se comemora a conscientização e prevenção do combate as úlceras por pressão, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Hospital Municipal Raimundo Gobira realizou na noite da última segunda-feira, 27/11, no auditório da Farmácia Indiana, na Av. Luiz Boali, 264, Centro, o 1º Encontro de Gestores de Serviço de Saúde e Membros Sociedade teófilo-otonesse sobre Prevenção da Lesão por Pressão.

O evento reuniu cerca de 30 profissionais da área de saúde entre representantes do Hospital Raimundo Gobira, Hospital Bom Samaritano, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Apoio a Mulher à Criança e ao Adolescente (AMCA), Universidade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC) e Farmácias Indiana.

Segundo os organizadores, o objetivo do encontro foi estimular as práticas de prevenção e o modo correto do tratamento para reduzir a incidência de lesão por pressão.

Narley Alves falou que o objetivo central do evento foi orientar e sensibilizar aos cuidados preventivos
Narley Alves falou que o objetivo central do evento foi orientar e sensibilizar aos cuidados preventivos

A enfermeira Narley Alves Coelho é especialista em tratamento de feridas e atua no ambulatório de feridas da comissão do Hospital Raimundo Gobira. Ela falou que o objetivo central do evento foi orientar e sensibilizar todos os profissionais de saúde quanto aos cuidados preventivos. “As úlceras por pressão, popularmente conhecidas como escaras, são lesões de pele que atingem principalmente acamados, cadeirantes, idosos e pessoas com a mobilidade comprometida. Isso porque a úlcera é causada pela pressão exercida sobre a pele”, explicou.

Sobre os cuidados com esse tipo de situação, Narley disse que deve ser realizada a movimentação do paciente com mudança de posição a cada três horas. “Pessoas com a mobilidade comprometida precisam de assistência constante para ajudar nessa movimentação”, ressaltou a enfermeira.

Gracielly Motta destacou a honra de receber o convite para ser parceira do evento
Gracielly Motta destacou a honra de receber o convite para ser parceira do evento

A psicóloga e coordenadora da linha hospitalar da Farmácia Indiana, Gracielly Motta, destacou a honra de receber o convite para ser parceira do evento. “Este encontro abordou um tema que fala de muitos dos medicamentos procurados em nossas farmácias. Então convidamos aqui os nossos gerentes e farmacêuticos para participarem, uma vez que entendemos ser necessário estarmos inseridos no tratamento dos pacientes”, salientou.

Adriana Francisca aprovou o evento e gostou das orientações repassadas
Adriana Francisca aprovou o evento e gostou das orientações repassadas

Adriana Francisca Silva é coordenadora do Projeto Amai-Vos da entidade AMCA. Ela aprovou o evento e gostou das orientações repassadas. “Eu trabalho com pessoas com deficiência física, mental, idoso e aprendi vários métodos que poderei aplicar no cotidiano com as pessoas acamadas”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *