Momento de confraternização celebra o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em Teófilo Otoni

Celebração teve a presença maciça dos profissionais que trabalham para o município, além de autoridades municipais e estaduais

O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), comemorado na quarta-feira, (04) de outubro, foi lembrado pela Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio de uma confraternização e um almoço para mais de 400 profissionais. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Câmara Municipal aconteceu na sexta-feira, 06/10, na quadra da Instituição O Ninho, no Bairro Palmeiras.

Cerca de 300 agentes comunitários de saúde e 120 de endemias participaram da comemoração em agradecimento ao trabalho executado pelos profissionais.

A festividade contou com a presença do Prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; do vice-prefeito, Dr. José Roberto Corrêa; do Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito; do Coordenador da Atenção Básica, Lidiomar Souza; do Coordenador da Vigilância Ambiental, Joaniz Lopes; do presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes; dos vereadores Vânia Resende, Filipe Costa, Assis da Prefeitura e Gilson Dentista; do presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG), Cosme Nogueira; além da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISETO).

O prefeito Daniel Sucupira prestigiou os agentes e agradeceu a todos pelo serviço prestado à comunidade

O prefeito Daniel Sucupira prestigiou os agentes de saúde e endemias e agradeceu a todos pelo serviço prestado à comunidade teófilo-otonense. “Vocês são brilhantes profissionais, de grande importância para nós e para a nossa cidade, distritos e comunidades. Com esforço conjunto, sinto satisfação em reafirmar que vocês são o elo de comunicação entre a comunidade e a atenção básica. Peço a cada um de vocês que continuem fazendo o  trabalho com responsabilidade e amor. Nesse dia tão marcante, tenho a satisfação de dizer parabéns a todos vocês”, ressaltou o prefeito.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito, os agentes de saúde e de endemias são o termômetro do governo na área da saúde. “É através deles que sabemos o que temos de melhorar, corrigir ou implementar nos serviços de saúde. Nosso trabalho é dar todo o suporte e estrutura necessária para que os agentes realizem a função com a maior eficiência possível”, salientou Tarcirlei.

O Coordenador da Atenção Básica, Lidiomar Souza, disse que este dia não poderia passar em branco. “Esses são os servidores que levam o auxílio para os nossos pacientes diariamente de casa em casa. São os agentes que estão em contato com a população diariamente, que visitam cada família, que sentem de perto as necessidades da área de saúde e as condições de vida das famílias de nossa cidade. Preparamos um belíssimo almoço para eles, sorteios e muita festa no decorrer do dia porque são merecedores”, concluiu.

O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, falou da satisfação em participar da comemoração com os agentes. “É uma alegria muito grande participar desta festa em Teófilo Otoni, em homenagem aos agentes de saúde e de endemias. Estendo meus abraços e minhas homenagens a todos os agentes comunitários de saúde que são de fundamental importância para a sociedade. Esses profissionais fazem um trabalho muito importante e estão em contato diário com a comunidade”, lembrou Nogueira.

A agente de saúde, Mônica do Carmo Dias, demonstrou toda a felicidade em ser homenageada e reconhecida pelo trabalho que presta. “Agradecemos imensamente a Prefeitura por nos proporcionar esse momento de lazer e descontração. Obrigado a todos que contribuíram na organização, foi tudo muito bom”, agradeceu Mônica.