Municípios do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos são contemplados com máquinas pelo Governo de Minas

A assinatura do termo de doação foi feita em Teófilo Otoni pelo prefeito Daniel Sucupira e o secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, acompanhado dos secretários municipais, vereadores e representantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), recebeu, na manhã de sexta-feira, 04/05, no gabinete oficial da Prefeitura, uma comitiva do Governo de Minas formada pelo secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Amarildo Kalil, o ex-secretário da pasta, Pedro Leitão, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Geras (Epamig), Rui Verneque e o diretor administrativo da Epamig, Guilherme Machado.

A visita de cortesia no gabinete antecedeu o cumprimento de uma agenda de assinatura do termo de doação de máquinas da extinta Ruralminas ao Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos (Cirsu), composto pelos municípios de Teófilo Otoni, Poté, Ladainha, Itambacuri, Frei Gaspar, Ouro Verde de Minas e Novo Oriente de Minas. Esta solenidade ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde mais pessoas se fizeram presentes, como prefeitos testemunhas do termo (Lauro Franco, de Frei Gaspar e Luciano Gonçalves, de Pavão), o secretário-executivo do Cirsu, Bruno Balarini, representantes de instituições ligadas ao meio rural, professores e estudantes universitários.

Assinatura do termo de doação de seis máquinas para o CIRSU

As máquinas – duas motoniveladoras, dois tratores agrícolas e duas raspadeiras – visam incentivar e fomentar a modernização do meio rural no Mucuri. Daniel Sucupira, que é o presidente do Cirsu, listou os benefícios que os veículos poderão gerar na região. “Em um encontro que tive com o governador Pimentel, ele me disse que precisava colocar os equipamentos da extinta Ruralminas à disposição da sociedade, e agora, aqui na nossa região, essas máquinas vão atuar na preservação ambiental, na melhoria de estradas vicinais com produção de estradas ecológicas, no projeto de construção das barraginhas e também melhorando os nossos mananciais de água”, enumerou o prefeito.

Kalil afirmou que a doação dos veículos para o consórcio promove o desenvolvimento regional

O secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Amarildo Kalil, salientou que a ação de entrega das máquinas faz parte da missão da atual administração em dar continuidade aos projetos iniciados por outros gestores. “O cumprimento desta agenda aqui está entre os projetos articulados por gestões anteriores e, vale destacar, não é simples tornar realidade um ato como este. Temos que levar as máquinas para dentro da Secretaria para serem vistoriadas, avaliar o valor monetário delas, enfim, são muitas as etapas envolvidas até chegar neste momento de assinatura”, contou Kalil.

De acordo com ele, com a doação dos veículos para o consórcio, o governo estará promovendo o desenvolvimento regional, uma vez que várias cidades serão beneficiadas, e por meio do Cirsu é possível maximizar o uso dos recursos.

O presidente da Epamig, Rui Verneque, destacou a instalação da unidade no Mucuri como um suporte aos trabalhadores que vivem da agricultura

Após a assinatura do termo de doação das máquinas, as comitivas do Governo de Minas, do município de Teófilo Otoni e representantes do IFNMG fizeram visita técnica à Fazenda Itamunheque, onde discutiram sobre a implantação da Unidade Demonstrativa da Epamig no Território Mucuri. O presidente da Epamig, Rui Verneque, destacou a instalação da unidade nesta região como um suporte aos trabalhadores que vivem da agricultura. “Hoje em dia já atendemos bem a questão do abastecimento, agora é a hora de cuidarmos também da forma de produzir, focarmos na sustentabilidade, estarmos atentos e preparados para encarar desafios como a crise hídrica e a demanda cada vez maior por produtos orgânicos. Nosso desejo é que o funcionamento desta iniciativa seja abraçado não só pelo Estado, mas pelas várias instituições de apoio ao homem do campo e o setor privado também”, pontuou Rui.

As autoridades visitaram a Fazenda Itamunheque, onde discutiram sobre a implantação da Unidade Demonstrativa da Epamig no Território Mucuri

Em Teófilo Otoni, a Unidade Mucuri da Epamig vai disponibilizar conhecimentos e tecnologias em cafeicultura, olericultura (cultivo de legumes) e forragicultura (gramíneas e leguminosas para alimentação animal) aos produtores rurais da região.

Assista e compartilhe também o vídeo