Órgãos de saúde reúnem profissionais da Enfermagem em capacitação sobre Câncer de Mama e do Colo do Útero

Curso surgiu a partir de projeto aprovado pela Sociedade Internacional de Enfermeiras Oncológicas com vistas a diminuir os casos das doenças nos países da América Latina

Curso foi voltado para enfermeiros de todas as cidades que compõem a regional de saúde

 

Enfermeiros que atuam na Atenção Básica da rede de saúde pública dos municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS) estiveram com os olhares voltados na última sexta-feira, 09/03, à Capacitação e Aprimoramento da Assistência de Enfermagem às Mulheres na Prevenção e Rastreamento do Câncer de Mama e do Colo do Útero. Fruto de uma parceria entre a SRS, Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MG), Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) e prefeituras de toda a região, o encontro aconteceu no auditório da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Os profissionais da Atenção Básica do Município de Teófilo Otoni compareceram em peso, juntamente com o coordenador, Lidiomar Souza. De acordo com ele, o curso vem em um momento muito pertinente para o cenário atual em que se encontra a saúde da população em relação aos males cancerígenos. “É preciso envolver nossos enfermeiros das unidades básicas de saúde em treinamentos sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero, para que eles estejam mais bem preparados em cuidar e orientar as usuárias que utilizam do Sistema Único de Saúde porque nós, da rede pública, nos preocupamos com o fato de o câncer de mama e de colo do útero estarem evoluindo em nosso país”, ressaltou Souza.

 

Uma das idealizadoras da capacitação, Raquel Botelho disse que o encontro surgiu a partir de projeto enviado para a Sociedade Internacional de Enfermeiras Oncológicas

 

A enfermeira fiscal do Coren-MG, Raquel Botelho, é uma das idealizadoras do curso que surgiu a partir de uma capacitação realizada em outubro do ano passado pela Sociedade Internacional de Enfermeiras Oncológicas. “Ao participar, com mais duas representantes da regional de Teófilo Otoni, nesse encontro que aconteceu no Piauí surgiu a proposta de elaboração de um projeto voltado à capacitação de enfermeiros da Atenção Básica. Fomos contemplados com recursos, e então, planejamos esse encontro que se concretizou aqui na cidade”, explicou Botelho. Segundo a representante do Coren, a ação baseia-se num estudo feito pela Sociedade Internacional que percebeu ser alto o índice de mortalidade por câncer de mama e colo do útero na América Latina.

 

Uma das palestrantes do evento, Lúcia Lima, ao lado do coordenador da Atenção Básica, Lidiomar Souza, ressaltaram a importância de se trabalhar a temática do evento com os profissionais de enfermagem

 

De acordo com a referência em câncer de colo do útero do nordeste mineiro, Lúcia Lima, é de grande relevância a abordagem da temática do evento porque esse tipo de câncer é o único que se tem conhecimento sobre a origem, o tratamento e a cura. “Apesar disso, muitas mulheres morrem dessa doença anualmente no Brasil. Em Teófilo Otoni e região temos tentado preparar médicos e enfermeiros para um melhor rastreamento do câncer de colo do útero, uma vez que no CEAE recebemos exames preventivos dos 32 municípios que compõem a regional. Com este evento, um dos nossos objetivos é preparar os enfermeiros para que encaminhem as pacientes para nós ainda na fase da lesão pré-maligna, que tem chance total de cura”, destacou Lima, que palestrou na capacitação sobre o assunto.

 

A enfermeira Adriana dos Santos foi uma das participantes do município de Teófilo Otoni

 

Como participante, a enfermeira Adriana dos Santos, que trabalha em uma unidade de saúde de Teófilo Otoni, achou de grande valia o encontro. “É uma oportunidade de aperfeiçoar nossos conhecimentos, além de contribuir para que nosso serviço flua e tenhamos mais agilidade em atuar caso aconteça algum problema quanto ao câncer de mama e do colo do útero conosco”, resumiu a profissional de saúde.

 

Publicado em 12/03/2018, em Sem categoria.