Teófilo Otoni recebe visita do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Em agenda com autoridades locais, o secretário Pedro Leitão anunciou a liberação de verbas para reforma do Mercado Municipal e instalação de empresa de pesquisa em agropecuária no município

Durante visita do secretário de estado, equipe de governo, vereadores e representantes de órgãos ligados à produção rural deram as boas vindas

O município de Teófilo Otoni recebeu na última quinta-feira, 01/03, a presença do secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, acompanhado de assessores. Recepcionado pelo prefeito Daniel Sucupira e secretários municipais no gabinete oficial da Prefeitura, as autoridades dialogaram com vereadores e lideranças de órgãos ligados à agricultura e pecuária. A vinda teve como objetivo conhecer de perto a realidade da agricultura local, a fim de transformar as demandas em projetos que vão beneficiar diretamente o pequeno produtor e a população.

Um dos assuntos discutidos pelo secretário de estado foi quanto à reforma do Mercado Municipal

Pedro Leitão contou que sua visita à Teófilo Otoni se deve ao esforço do prefeito Daniel Sucupira frente ao Governo do Estado em solicitar recursos e apoio ao município. “Já temos projetos concretos quanto à reforma do Mercado Municipal, a vinda da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), os kits feira para fomentar a agricultura familiar no município e diversos outros projetos que vão intensificar o trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)”, enumerou o secretário.

Em relação ao Mercado Municipal, Pedro Leitão disse que foram escolhidas poucas unidades em todo o Estado para serem reformadas, e que Teófilo Otoni foi uma das cidades contempladas devido à importância que tem para a região.

Quanto à implantação da EPAMIG na cidade, Leitão explicou que trata-se de um sonho da atual gestão. “Estamos trabalhando em viabilizar isso, uma vez que a pesquisa dá um direcionamento para a região de futuro. Dos dois campos que temos para a implantação da empresa no Estado, um estamos definindo que vai ser aqui em Teófilo Otoni”, explanou.

Para Daniel Sucupira, a agenda foi uma oportunidade de discutir temas importantes relacionados à agropecuária

De acordo com o prefeito Daniel Sucupira, o encontro foi bastante proveitoso porque temas importantes foram abordados com o secretário de estado. “Acertamos algumas agendas, como a ideia do desenvolvimento rural em termos de infraestrutura. Solicitamos a doação das máquinas da extinta Rural Minas, que podem ser úteis na melhoria das estradas vicinais do nosso município. Pedimos também os kits feira para o desenvolvimento da agricultura familiar das pessoas que trabalham nas feiras da cidade. E, além da necessidade de investimento na reforma do Mercado Municipal, também solicitamos melhorias na Feira do Bela Vista”, pontuou Sucupira.

Na ocasião, o prefeito solicitou uma atenção especial às comunidades da Lajinha e Liberdade, que atuam na produção de flores e mudas na região. “Diante da vocação dessas comunidades para a flora, o secretário percebeu que é possível deslumbrar algum projeto de desenvolvimento para o setor. Estamos num momento de crise, mas a Prefeitura de Teófilo Otoni acredita que é através do trabalho que as coisas vão modificar”, destacou Daniel.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Leonardo Godinho, também participou do encontro e achou positiva a vinda do secretário Pedro Leitão à Teófilo Otoni. “Trata-se de um momento importante em que os poderes estadual e municipal, juntamente com lideranças locais, discutem o agronegócio na região. Vejo grandes expectativas para o crescimento sólido do setor no município”, finalizou Godinho.