Operação Cidade Limpa: Prefeitura promove ações pontuais por toda a cidade

Limpeza de rios, operação tapa buracos e reestruturação de parques e jardins são ações em andamento na área urbana do município

A Prefeitura de Teófilo Otoni por meio de uma ação conjunta entre as Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente está realizando diversas ações de reestruturação por toda cidade.

Para tornar as ruas mais agradáveis, a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando um trabalho de revitalização nas praças e jardins. Poda de árvores, plantio de mudas de várias cores, capina, pintura e limpeza em geral são ações periódicas da equipe de meio ambiente.

Simultaneamente, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vem fazendo a limpeza e desassoreamento do Rio Todos os Santos, na região central. Esta é a segunda limpeza do ano feita pela Prefeitura no principal Rio da cidade. No mês de maio foi realizada a limpeza manual. Desta vez o desassoreamento está sendo feito com a máquina escavadeira hidráulica, retirando todo o mato, lixo e o excesso de terra e areia de dentro do rio, afastando assim, o risco de transbordamento no período de chuvas fortes.

Segundo o Secretário de Serviços Urbanos, Rubens Miranda, o desassoreamento faz parte das medidas de planejamento e precaução contra os possíveis danos que possam ser causados pelas chuvas de verão, principalmente, nos trechos que passam por dentro dos bairros. “A limpeza do rio era um anseio grande da população, pois a cidade já sofreu em tempos de chuvas, com inundações. Os matos de dentro do rio também atraem mosquitos e mau cheiro que incomodam muito os moradores dos bairros próximos”, explicou o secretário.

Além da limpeza do rio a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está realizando a operação tapa buracos em diversos pontos da cidade. O Secretário Rubens Miranda ressaltou o trabalho que vem sendo feito desde o início do ano. “Encontramos a cidade com muitos problemas. Matos, sujeiras e buracos por toda parte. A prioridade foi fazer uma vasta limpeza de capina através dos mutirões. Os buracos constantes nas vias são outros desafios. Já conseguimos tapar boa parte, mas o trabalho é contínuo. Além de contemplar a região central, a ação está sendo realizada também nos bairros. A operação ocorrerá de forma continuada, seguindo o cronograma de obras e atendendo em um primeiro momento os locais com maior precariedade”, destacou Rubens.

Limpeza de córregos

A ação da Prefeitura não se resume na limpeza apenas do Rio Todos os Santos. Em 1º de setembro deste ano o Prefeito Daniel Sucupira assinou o Decreto nº 7.718/2.017, que declara de utilidade pública a atividade emergencial de limpeza e desassoreamento de rios e córregos no município.

Para isso, já está no cronograma da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos a limpeza e o desassoreamento dos seguintes córregos: Córrego São Diogo, Córrego São Benedito, Córrego Santo Antônio, Córrego São Jacinto, Córrego Matinha, Córrego Serra Verde, Córrego Viriato e Córrego Gangorrinha.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos a limpeza desses córregos deve ocorrer tão logo termine o trabalho de desassoreamento no Rio Todos os Santos.