Órgãos públicos e instituições fazem parceria em iniciativa voltada para o turismo regional

O encontro para firmamento da parceria aconteceu na terça-feira, 18/06, no Sebrae de Teófilo Otoni. Estiveram presentes representantes da entidade anfitriã, da prefeitura local e do Executivo de Itambacuri, da CDL, do Sindcomércio, do Sicoob, da Emater, da Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, além de párocos dos dois municípios envolvidos. A reunião foi a largada para o projeto da rota turística Caminhos de São Francisco, entre as cidades de Teófilo Otoni e Itambacuri.

O prefeito Daniel Sucupira e o gerente regional do Sebrae, Rogério Nunes, assinaram um termo de parceria para implementação do projeto. A iniciativa conjunta visa o impulsionamento do turismo na região, e, consequentemente, contribui para o desenvolvimento do Vale do Mucuri.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Boa Ventura, a ideia é a promoção de rotas religiosas partindo de Itambacuri rumo à capital das pedras preciosas. “O percurso prevê a passagem por igrejas históricas existentes, inclusive, em comunidades rurais, tendo em vista o enaltecimento da espiritualidade em meio à natureza. São Francisco foi um protetor do meio ambiente, e Itambacuri é uma cidade onde a religiosidade é muito forte na cultura, com intensa participação dos frades franciscanos. Esses foram os elementos considerados na estruturação do projeto”, explicou Boa Ventura.