Outubro Rosa: Secretaria de Saúde promove ação para Mulher Feirante

Em continuidade à programação da campanha de combate ao câncer, a Secretaria Municipal de Saúde promove ação com sucesso total de adesão feminina

Foram realizados testes rápidos de Sífilis, AIDS, Hepatite B e C

A classe feminina está aderindo com empenho à Campanha Outubro Rosa promovida pela Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria de Saúde. Uma série de ações está sendo desenvolvida ao longo de todo o mês nas unidades de saúde de todo o município. No último sábado, 07/10, uma manhã inteira foi dedicada a atender as mulheres, em especial as trabalhadoras das Feiras do Veneta, Victor Renault e Praça Lions Clube. A ação concentrou-se no Programa de Saúde da Família (PSF) Manoel Pimenta e foi conduzida por grande equipe composta pelos profissionais da unidade, da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Profissionais do PSF Manoel Pimenta, da Secretaria de Saúde e do NASF se empenharam nos cuidados à mulher feirante

Uma farta mesa de café da manhã foi servida enquanto as pacientes aguardavam por consultas da mama, coleta de preventivos e testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Foram disponibilizadas ainda mamografias para serem realizadas no Centro Estadual de Assistência Especializada (CEAE). A equipe multidisciplinar do NASF realizou atividades físicas e palestras sobre educação em saúde junto às usuárias. A farmacêutica Paula Lima, do NASF, explicou que foram abordados temas relacionados à saúde feminina, como mudança corporal no período que a mulher entra na menopausa, alimentação para melhorar sintomas desse período, a sexualidade e outros.

Jorge Guedes destacou que a procura superou a expectativa da equipe organizadora da ação

De acordo com o enfermeiro coordenador do PSF Manoel Pimenta, Jorge Guedes, a procura superou a expectativa da equipe organizadora da ação. “Nossa prioridade foi atender às feirantes, mas as moradoras da região de abrangência desse PSF aderiram de uma forma grandiosa, o que é muito satisfatório, prova de que as pessoas estão cada vez mais conscientizadas quanto os cuidados em relação ao câncer de mama, de colo do útero e às outras doenças também que estamos examinando em conjunto com a Campanha do Outubro Rosa”, explanou o enfermeiro.

A feirante Estela Gomes ficou muito satisfeita com o atendimento nos exames realizados

A moradora do Córrego Liberdade, Estela Gomes, 63 anos, se disse muito responsável quando o assunto é saúde. Ela trabalha na Feira da Praça Lions Clube e, ao saber da ação no PSF Manoel Pimenta, não perdeu tempo. “Fiz todos os exames disponíveis aqui hoje, exceto o preventivo, porque fiz antes. Estes atendimentos realizados aqui foram uma boa iniciativa porque geralmente leva um tempo para conseguirmos fazer esse tipo de exame nas unidades de saúde”, declarou Estela.

Tanto mulheres feirantes como moradoras da região do PSF Manoel Pimenta atenderam ao chamado das ações do Outubro Rosa

Apesar de intensificar a oferta de atendimentos durante o mês de outubro, as unidades de saúde pública disponibilizam exames de mamografia e preventivo o ano todo.

Ação desta terça-feira, 10-10, na UBR Palmeiras

Nesta terça-feira, 10/10, a UBR Palmeiras foi o local que recebeu o mutirão da saúde.