Praça é revitalizada através do Programa Adote o Verde

Parceria Público-Privado permitiu total reestruturação do local, contribuindo para o embelezamento da cidade

Na noite da última sexta-feira, 24/11, a Praça Abel Jacinto Ganem, na região central da cidade, virou o centro das atenções. Por apresentar um novo aspecto, da jardinagem à iluminação, o local foi reinaugurado pela Prefeitura de Teófilo Otoni e peIa empresa prestadora de serviços de iluminação pública, Neo Elétrica, que assumiu os cuidados com a praça por meio do Programa Adote o Verde (Lei Municipal 5.794, de 13 de fevereiro de 2008). A solenidade foi marcada pela presença do prefeito Daniel Sucupira, secretários municipais, prefeitos da região, vereadores, empresários, além do proprietário da Neo Elétrica, acompanhado de familiares e colaboradores. Na ocasião, a direção da empresa promoveu um jantar para comemorar também a reforma de sua nova sede na cidade, que fica ao lado da praça.

Daniel Sucupira explicou que a ideia do Programa Adote o Verde visa fazer com que as praças do município sejam mais bem cuidadas

Em sua fala, o prefeito explicou que a ideia do Programa Adote o Verde, ao ser proposto pelo Executivo e aprovado pela Câmara Municipal, visa fazer com que as praças do município sejam mais bem cuidadas e que, para isso, a iniciativa privada precisa abraçar a causa. “Queremos parabenizar o Fabrício (proprietário da Neo Elétrica) por essa parceria conosco, por viabilizar um programa tão lindo como esse, extremamente abrangente, que visa incluir pessoas a partir de uma demanda tão bonita que é cuidar do verde. Tenho certeza que a experiência que a Neo traz nesse momento para nós vai irradiar nos quatro cantos não só daqui da cidade, mas em toda a área de atuação da empresa”, manifestou o prefeito.

Fabrício Najar salientou que a sua atitude em adotar o verde seja uma forma de estímulo a outras empresas

Para o proprietário Fabrício Najar, ao adotar os cuidados com a Praça Abel Jacinto Ganem, a empresa dá continuidade à responsabilidade social, uma vez que sua sede era em Nanuque até o primeiro trimestre deste ano. “Quando nos instalamos aqui em Teófilo Otoni, funcionávamos no Bairro Marajoara. Agora que nos mudamos para o Centro, bem ao lado da Praça Abel Jacinto Ganem. Percebi que ali era o local ideal para contribuir com a sustentabilidade ambiental nesta cidade que nos acolheu. Desejo ainda que essa minha atitude seja uma forma de estímulo a outras empresas”, pontuou Najar.

Quem também espera a adesão de mais interessados em adotar áreas verdes no município é o secretário de Meio Ambiente, Adilson Baía. Ele aprovou o trabalho de revitalização coordenado pela Neo Elétrica, e adiantou que a iniciativa está despertando sim o desejo de pessoas em fazer parcerias com a Prefeitura nesse sentido. “Assim como o Projeto de Arborização Urbana, em que pessoas têm nos pedido para plantarmos árvores em frente à casa delas, este trabalho está nos surpreendendo de forma positiva. Os cuidados com a área em anexo à Praça Lions Club foram solicitados por uma entidade daqui do município. Lembrando também que qualquer cidadão, não só empresa, pode buscar ser parceiro nosso nesse Programa Adote o Verde. Para tal, é preciso que o interessado nos entregue um pedido formal, e assim vamos proceder às normas legais para viabilização do acordo”, finalizou Baía.