Prefeito convoca equipe de governo para apresentação da proposta de gestão participativa

Encontro foi conduzido pela Secretaria Municipal de Governo em parceria com Fórum Regional do Mucuri

Participação Popular: estas são as palavras de ordem que vão permear os rumos da atual administração municipal ao longo do mandato. Decorridos seis meses de governo, em que o prefeito Daniel Sucupira e equipe passaram, como de praxe em início de mandato, pelo período de “colocar a casa em ordem” e enfrentar desafios, como o surto de febre amarela que assolou Teófilo Otoni e região logo no segundo dia de governo, é chegada a hora de estar mais próximo da população nas ações de governo. Sucupira e sua comitiva tem se reunido nos bairros da cidade com os moradores, com líderes comunitários e de pastorais para prestar contas de sua administração e, principalmente, para ouvir as demandas dos munícipes.

A reunião foi voltada para servidores da prefeitura, administradores regionais, e representates de orgãos públicos
A reunião foi voltada para servidores da prefeitura, administradores regionais, e representantes de órgãos públicos

Durante a manhã desta quarta-feira, 12/06, foi o momento de o governo apresentar o programa de gestão participativa para o preito 2017-2020. A reunião foi voltada para servidores da prefeitura, administradores regionais dos distritos, e acompanhada por representantes de órgãos públicos, entidades e vereadores que compartilham da linha de governo defendida pelo prefeito.

No encontro, o secretário executivo do Fórum Regional do Mucuri, José Romário da Silva, apresentou as diretrizes para implementação do Projeto de Participação Popular, tal qual o Governo de Minas tem desenvolvido em todo o estado. A apresentação do palestrante foi dividida em etapas, abrangendo desde a socialização de suas experiências vividas na área, até o momento de inscrição dos voluntários para composição dos territórios da cidadania. “Trabalhei a importância da participação popular, que dentre outros fatores, causa um empoderamento das lideranças, uma vez que junto ao poder público o povo tem direito à fala. Fiz uma exposição também de como é configurado o organograma dos territórios dos bairros e comunidades”, expôs José Romário.

Pio de Castro foi responsável pela mobilização do encontro

Para o secretário municipal de governo, Pio de Castro, responsável pela mobilização do encontro, a implementação do Projeto de Participação Popular não é uma proposta recente e nem passageira. “Nossa intenção é deixar claro também que não se trata de um projeto de algumas pessoas, mas de uma política de governo, ou seja, é imprescindível o envolvimento de todos nós servidores que auxiliamos o prefeito na administração municipal na construção da participação popular”, ressaltou Pio.

Daniel Sucupira destacou que a proposta de gestão participativa vem sendo moldada desde a campanha eleitoral de 2016

Daniel Sucupira compartilhou das palavras de seu secretário de governo ao lembrar ao público que a proposta de gestão participativa é algo que vem sendo moldado desde a campanha eleitoral de 2016. “Diante disso, já estamos numa fase em que queremos caminhar mais próximos do nosso povo e entendemos que todos nossos colaboradores que estão a serviço da prefeitura atualmente devem estar alinhados com aquilo que o governo se propõe a fazer. Momentos assim serão uma agenda permanente na nossa administração, para levarmos adiante nosso lema de construir a participação popular com todos e todas, sem excluir ninguém”, pontuou o prefeito.

Ao fim da apresentação coordenada pelo secretário do Fórum Regional do Mucuri, algumas pessoas se manifestaram em relação ao projeto, com sugestões, elogios, apoio e adesão à proposta do governo.

O ex-prefeito de Pavão, Leodônio Alves, foi um dos que apoiaram a proposta de Daniel Sucupira
Maria dos Anjos(Liota), do Instituto Cidadania, é uma das defensoras da participação popular no governo