Prefeitura de Teófilo Otoni capacita gestores do Bolsa Família

Com o objetivo de aprimorar o atendimento às famílias beneficiadas pelos programas sociais do Governo Federal, a Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – SEDESE e a AMUC, promoveu na manhã desta sexta-feira (03), uma capacitação para todos os gestores dos municípios relacionados ao programa Bolsa Família.

O evento aconteceu no auditório do Caic e contou com a presença do prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, José Roberto Corrêa, da secretária de Assistência Social, Eliane Moreira, da superintendente da SEDESE, Janice Tameirão, e da secretária executiva da Amuc, Cinara Gerdi.

Daniel Sucupira frisou a necessidade de orientar os colaboradores no encaminhamento das famílias de baixa renda

O prefeito Daniel Sucupira disse que a capacitação visa orientar os colaboradores no encaminhamento das famílias de baixa renda. “Desde que assumi o governo venho falando dos cuidados sobre tudo com as famílias de baixa renda, e que dependem dos programas sociais do governo”, destacou.

A secretária de Assistência Social, Eliane Moreira, destacou a importância dos gestores se aprimorarem na operacionalização do programa

Com a mudança de governo em diversos municípios foram contratados novos colaboradores e eles sentiram dificuldade em operacionalizar o programa. A secretária de Assistência Social, Eliane Moreira, explicou que a ideia do treinamento foi para entender melhor o programa diante de tantas dificuldades que os beneficiários precisam. “O Bolsa Família é o maior programa de assistência social existente no Brasil. Vamos tirar as dúvidas, debater o programa e ampliar as metas para que todos os colaboradores possam entender a funcionalidade do programa”, concluiu Moreira.

A superintendente da Sedese, Janice Tameirão, discorreu sobre a dificuldade de muitas famílias em cumprirem as condicionalidades do Bolsa Família

Janice Tameirão ressaltou que as famílias têm dificuldade de cumprir as chamadas condicionalidades do Bolsa Família, que são exigências fundamentais para receberem os recursos. “Algumas das condições para garantir o Bolsa Família são o acesso à escola garantido para as crianças, o acompanhamento médico periódico e um diálogo constante entre o CRAS e o núcleo familiar. Esses aspectos são para que os municípios acompanhem toda a trajetória das famílias beneficiadas, do momento em que recebem a primeira parcela até o dia em que não mais necessitam do programa”, explicou a superintendente.