Prefeitura e SESAI promovem ação de saúde na Aldeia Indígena de Topázio

A Prefeitura de Teófilo Otoni por meio da Secretaria Municipal de Saúde, numa parceria com a Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI), e em comemoração à Semana do Índio, promoveu na última terça-feira, 25/04, uma série de ações de saúde na Aldeia Indígena de Topázio.

Agentes de saúde com indígenas da comunidade de Topázio

A aldeia de Topázio, única pertencente ao município de Teófilo Otoni, recebeu dez agentes das equipes de zoonoses, endemias, Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) e animais peçonhentos, para um dia de mutirão.

Agentes realizaram um mutirão de limpeza no combate ao Aedes Aegypti (4)
Agentes realizaram um mutirão de limpeza no combate ao Aedes Aegypti

Durante a visita os agentes realizaram um mutirão de limpeza com o controle vetorial para prevenção da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Agentes realizaram um mutirão de limpeza no combate ao Aedes Aegypti (5)
Agentes realizaram um mutirão de limpeza no combate ao Aedes Aegypti

Na oportunidade, também foram realizados o controle dos triatomíneos (inseto transmissor da doença de chagas), e o recolhimento de materiais para exames de esquistossomose.

Agentes realizaram um mutirão de limpeza no combate ao Aedes Aegypti

Na ação foram realizados aproximadamente 50 inquéritos caninos, para verificação de teste rápido para Leishmaniose Visceral Canina – DPP.

Agentes realizaram um mutirão de limpeza no combate ao Aedes Aegypti (3)