Prefeitura e Universidades debatem desenvolvimento integrado do território

Encontro foi conduzido por equipe de professores- doutores de instituições de ensino superior de Teófilo Otoni e Governador Valadares

A equipe de governo do prefeito Daniel Sucupira teve uma agenda de trabalho bem diferente na terça-feira, 26/09. Em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Universidade Vale do Rio Doce (Univale), de Governador Valadares, a Prefeitura de Teófilo Otoni promoveu o Encontro de Sensibilização sobre Desenvolvimento Integrado do Território, que aconteceu no auditório do NIPE do Campus Mucuri da UFVJM. Membros do conselho político e gestores de instituições de ensino superior de Teófilo Otoni também participaram da pauta, que se configurou num dia inteiro de palestras e mesas-redondas com temáticas relacionadas ao desenvolvimento da cidade, como territorialidade e identidade cultural, empreendedorismo e instrumentos de planejamento.

Daniel Sucupira salientou que a pauta foi totalmente inovadora e avançada quanto a administração que queremos para nosso município

De acordo com o prefeito, o evento foi o primeiro passo dado rumo à forma integrada de governo que pretende seguir durante seu mandato. “Este encontro teve uma pauta totalmente inovadora e avançada quanto a administração que queremos para nosso município. É importante que nossa equipe de governo esteja coesa em relação aos planos de desenvolvimento integrado do nosso território”, destacou Sucupira. Ele acrescentou dizendo que todo o conhecimento teórico transmitido pelos professores que conduziram o ciclo de palestras vem ao encontro de um modelo de gestão pública baseado em práticas modernas.

O professor da Univale, Haruf Espíndola, abriu o ciclo de palestras fazendo uma abordagem territorial, com apresentação de conceitos básicos, relação entre território e identidade cultural e outras noções inerentes ao tema, sempre interligando ao município de Teófilo Otoni. “Nessa primeira etapa, de sensibilização dos atores que se propõem a atuar na lógica do desenvolvimento planejado dessa região, fez-se necessário esta abordagem ampla para que nos passos seguintes se possa pensar a elaboração dos projetos que venham a ser sustentáveis para o município. A ideia é de que dentro de 10, 20, ou 30 anos Teófilo Otoni tome uma posição melhor do que a que se encontra hoje”, explicou Haruf. Segundo ele, para que isso ocorra, o futuro precisa ser pensado. “Para isso, é preciso ter conhecimento e as ferramentas necessárias. Em outras etapas, vamos fazer uma abordagem no sentido de planejamento, capacitação e busca de um diálogo com a população para que a administração municipal possa avançar nesse sentido”, adiantou o professor.

Encontro foi conduzido por professores- doutores de instituições de ensino superior de Teófilo Otoni e Governador Valadares