Prefeitura promove intercâmbio cultural a grupos artísticos do município

A Secretaria Municipal de Cultura viabilizou um intercâmbio cultural ao Grupo de Seresta Teófilo Otoni e ao Grupo In-cena de Teatro à cidade de Diamantina. A viagem aconteceu no período de quatro a seis de outubro e teve como objetivo valorizar as manifestações artísticas locais e promover o potencial artístico-cultural da cidade de Teófilo Otoni em outras regiões.

O intercâmbio foi acompanhado pela secretária de Cultura, Eliane Moreira, que contou ter seguido uma programação diversificada naquela região do Vale do Jequitinhonha. A iniciativa foi alinhada com a Prefeitura de Diamantina. No primeiro dia, o Grupo de Seresta Teófilo Otoni e o Grupo In-cena se apresentaram no Mercado Municipal. No dia seguinte, a turma participou de rodas de conversa, trocas de experiências culturais, visitas a pontos turísticos e conferiram também a famosa Vesperata, evento de música tradicional de Diamantina.

“O último dia do intercâmbio foi marcado por uma passagem na cidade do Serro, local de nascimento do fundador da nossa cidade, Teófilo Benedito Otoni. O Serro também é um lugar onde se pode absorver experiências culturais, pelo patrimônio e história que tem”, ressaltou Eliane Moreira.

A ideia do intercâmbio surgiu há seis meses, a partir de um encontro do prefeito Daniel Sucupira com o Grupo de Seresta Teófilo Otoni. Era um lançamento de um disco do grupo no gabinete oficial da Prefeitura. Daí surgiu a proposta do intercâmbio em Diamantina pelo fato de a cidade ser conhecida pela realização de espetáculos no ritmo da MPB e Bossa-Nova, típicos de serestas.