Prefeitura realiza 20ª edição da Missa do Vaqueiro

Este ano, o tradicional evento religioso e cultural prestou homenagem a um dos responsáveis pelo resgate da festividade em Teófilo Otoni

Em sua 20ª edição, a Missa do Vaqueiro 2018 reuniu centenas de devotos de Nossa Senhora Aparecida no antigo Campo do Frimusa. A celebração e outras atividades voltadas para homenagear o homem do campo transcorreram ao longo de um dia inteiro, no sábado, 13/10. Assim como na edição anterior, a Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Agropecuária, foi a realizadora do evento considerado uma das mais antigas expressões culturais brasileiras.

Comitivas participantes do evento saíram em cavalgada pelas ruas da cidade

De acordo com o secretário da pasta, Sérgio Marcos Franca, uma das marcas da festividade é a presença de comitivas de cavaleiros e amazonas vindas de diferentes cidades da região. “Desta vez recebemos cerca de 15 grupos de pessoas que tem a montaria a cavalos como uma paixão. Portanto, seguindo a programação que fizemos no ano passado, após a missa organizamos uma cavalgada pela cidade e depois tivemos shows musicais com Demétrius do Forró e Cangaceiros do Mucuri. É um evento que se caracteriza por ser tradicional, religioso e cultural na nossa cidade”, destacou Franca.

Edição deste ano homenageou o vice-prefeito Dr. José Roberto Corrêa(in memoriam)

A Missa do Vaqueiro deste ano teve um diferencial: uma homenagem ao Dr. José Roberto Corrêa (in memoriam) por ter sido um dos responsáveis pela retomada da festividade em 2017, após um jejum de dois anos. Com a participação de familiares e amigos do homenageado, a comissão organizadora exibiu um banner com imagens dele e a mensagem “Dr. José Roberto Corrêa… um sonho, um desejo, uma realização… Missa do Vaqueiro. Certamente juntarei meu povo, disse Jesus, assim como o vaqueiro reúne seu rebanho no curral.”

Durante a homenagem, Sucupira narrou um pouco da história do Dr. José Roberto

Nesse momento, o prefeito Daniel Sucupira fez um breve relato das áreas de atuação do Dr. José Roberto Corrêa em Teófilo Otoni. “Toda vez que nos recordamos de pessoas queridas que perdemos dá um aperto no peito, mas ao mesmo tempo enche nosso coração de alegria. Por isso, fizemos uma simples homenagem em reconhecimento pela grande história desse homem que além de médico foi um grande pai de família, notável peão de boiadeiro e também deixou sua marca na política. Dr. José Roberto foi o vice-prefeito de Teófilo Otoni durante nossos primeiros 11 meses de governo”, descreveu Sucupira.

Uma das marcas da missa é a apresentação dos acessórios típicos do vaqueiro no altar

Momentos peculiares da Missa do Vaqueiro não faltaram na 20ª edição, como a benção dos acessórios típicos do boiadeiro e a aspersão de água benta sobre os fieis.

Diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, cavaleiros e amazonas recebem a benção do Padre