Prefeitura realiza Concurso de Fanfarras com grande público na Praça Tiradentes

Fanfarras escolares e independentes mostraram talento e organização para o público presente

A manhã de domingo, 17/09, foi movimentada e num clima de muita festa e empolgação na Praça Tiradentes. É que depois de vários anos, a Prefeitura de Teófilo Otoni retomou com o Tradicional Concurso de Fanfarras. O evento foi organizado por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Desde as primeiras horas da manhã um grande público já tomava parte da Av. Getulio Vargas e da Praça Tiradentes para ver os competidores. A atividade fez parte das atividades de comemorações dos 164 anos de Teófilo Otoni.

O concurso reuniu sete (07) fanfarras para uma avaliação de performance, com uma premiação de R$ 5 mil para os quatro primeiros colocados. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o concurso teve como objetivos estimular a criação de outras fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes das mesmas, aprimorar os métodos e técnicas, bem como resgatar a tradição das bandas e fanfarras na cidade, criando um espaço onde os grupos possam evoluir como expressão cultural que envolva adolescentes, jovens e adultos.

Jurados que avaliaram a performance das Fanfarras

O evento contou com a presença das principais autoridades do município, dentre elas o Prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes, o Comandante da 15º Região de Polícia Militar, Coronel Marcelo Fernandes; o maestro da Banda de Música da Polícia Militar, Tenente Willians; os vereadores Paulinho de Dona Naná e Felipe Barbosa, e os Secretários Municipais de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adilson Baía; Esporte e Lazer, Jhon Isleno; Governo, Pio de Castro Motta; Fazenda, Célia Souza Franca; Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura; Obras e Planejamento, Gerson Metzker; Assistência Social  e Habitação, Eliane Aguilar; Chefe de Gabinete, Katiane Lemos; além de diretores de escolas, professores e representantes das fanfarras.

Daniel Sucupira destacou que para o próximo ano irá ampliar este evento com a participação de mais parceiros

O prefeito Daniel Sucupira parabenizou as escolas e equipes independentes que participaram do concurso. “O maior resultado que tivemos aqui hoje foi o da praça cheia, a participação, o espírito de competitividade que todos demonstraram, as famílias reunidas, o resgate deste concurso que há décadas não acontecia na nossa cidade. Esse encontro foi uma excelente oportunidade para a comunidade prestigiar e ver com mais detalhes as apresentações. Não vamos deixar morrer essa festa linda que o povo da nossa cidade gosta tanto e faz questão de prestigiar. Queremos para o próximo ano ampliar este evento com a participação de mais parceiros”, enfatizou o prefeito.

O Coronel Marcelo Fernandes(ao centro), ressaltou a importância deste evento cultural para a cidade

O comandante da 15º Região de Policia Militar, Coronel Marcelo Fernandes, acompanhou o desfile cívico de sete de setembro, bem como o concurso das fanfarras, e ressaltou a importância deste evento cultural para a cidade. “Gostaria de enfatizar que o desfile cívico de Teófilo Otoni foi o melhor momento cívico de toda região, tanto que envolveu em torno de 20 mil pessoas, sem violência ou ato contraditório que envolvesse a ordem pública. Que trabalho maravilhoso que vimos hoje das fanfarras. Todas, independentemente dos resultados já são campeãs. Deixo o meu abraço caloroso aos responsáveis pelos treinamentos das fanfarras, aos participantes que deram sangue e suor para estarem aqui nesta manhã. Parabéns ao prefeito Daniel sucupira pela iniciativa”, destacou o coronel.

Itamar Alves(ao centro), é integrante da fanfarra da Escola Estadual Tristão da Cunha, que se sagrou campeã do concurso

Itamar Alves Barbosa é integrante da fanfarra da Escola Estadual Tristão da Cunha, que se sagrou campeã do concurso. Ele agradeceu a organização e disse que a competição foi de alto nível. “Foi muita garra e dedicação. Foram muitos dias de treinamento com muito esforço e às vezes até de estresse. Entramos na disputa com humildade, disciplina, mas valeu muito. Hoje viemos com 70 integrantes e a escola ficou dez anos sem fazer parte dos desfiles cívicos, entre 2006 a 2016. Retornamos com muita vontade de fazer a diferença e conseguimos. O concurso de fanfarras foi mais um estimulo para nós e eu tenho certeza que vai estimular muitas outras fanfarras também”, comemorou.

1º Lugar Fanfarra da Escola Estadual Tristão da Cunha
2º Lugar Fanfarra da Escola Estadual Clotilde Onofre

3º Lugar Fanfarra Independente Duque de Caxias
4º Lugar Fanfarra Independente A Fênix