Prefeitura retoma medição em estações de rádio base

Entre outros motivos, medida visa proteger população de danos causados por excesso de radiação

A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, acompanhou no último mês, as medições eletromagnéticas nas sete (07) Estações de Rádio Base (ERB), que a Operadora CLARO possui ou compartilha com outras operadoras. Este trabalho foi retomado após quase dois anos sem ser realizado pela Administração Municipal. Em consequência, há uma melhora na arrecadação tributária do município.

IMG_20170404_110510995
Monitoramento da radiação emitida pelas ERB’s nos campos aéreos

Essas Estações de Rádio Base recebem, distribuem e conectam as transmissões das ligações de telefonia celular no município. As medições são necessárias para o monitoramento da radiação emitida pelas ERB’s nos campos aéreos, garantindo assim a saúde pública.

IMG_20170404_085209810
Monitoramento da radiação emitida pelas ERB’s nos campos aéreos

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Sérgio Marcos Franca, esse trabalho atende ainda à exigências legais. “Existem regras específicas nos âmbitos federal, estadual e municipal, além de normas internacionais que determinam os níveis aceitáveis de exposição humana à radiação eletromagnética. Então, o município não pode deixar de fazer esse controle”, explicou o secretário.

O órgão nacional responsável por emissões de rádio é a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), além dos órgãos estrangeiros: International Comission Non-Ionizing Radiation Protection (ICNIRP ) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atualmente existem 20 estações em funcionamento no município, incluindo as recém instaladas nos distritos. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as demais estações também serão monitoradas dentro dos prazos previstos em lei.

IMG_20170404_095831546_HDR
monitoramento da radiação emitida pelas ERB’s nos campos aéreos