Projeto de Arborização Urbana avança com plantio de mudas no Bairro Felicidade

Segundo estudos feitos pelos parceiros envolvidos nessa iniciativa, o bairro é o que menos estava arborizado no município

A Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está avançando com o trabalho de Arborização Urbana iniciado em parceria com técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e o vereador Filipe Costa, em setembro deste ano, no Bairro Felicidade. No último dia 17/11, a equipe da Secretaria plantou mudas de ipê-mirim em ruas do bairro próximas ao Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), local em que o projeto foi lançado e conhecido por trabalhar internamente com o plantio de árvores.

De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Adilson Baía, os pontos escolhidos para receberem o plantio das mudas na região foram determinados a partir do mapeamento realizado pela equipe especializada ao longo do período desde o lançamento do Projeto. “Levamos em conta as espécies escolhidas, que são nativas, de pequeno porte e, portanto, não causam danos à fiação elétrica. Tudo isso foi considerado pela equipe na escolha dos pontos específicos para o plantio. A gente vai fazer as podas necessárias, mas o apoio da população ainda é fundamental na manutenção dessa iniciativa”, explicou o secretário.

A técnica ambiental Izabela Macedo, parceira do Projeto, disse que na atividade de mapeamento opta-se por áreas abertas e a partir desse trabalho é possível determinar a quantidade de plantas necessárias para cada região. “A gente faz nossa parte, mas este trabalho depende de todas as pessoas porque se os cidadãos não nos ajudarem a preservar e cuidar das plantas, fica complicado”, lembrou Macedo.

IMG-20171107-WA0029

Se depender dos alunos do CEMEI Felicidade, por exemplo, as mudas vão crescer e produzir bons frutos no entorno da instituição. A diretora Liete Matos garante que desde que a questão ambiental começou a ser trabalhada na teoria e prática com as crianças, elas já evoluíram significativamente. “Elas estão mais conscientes, o cuidado é maior, inclusive em casa. E para nós é gratificante esse projeto ter iniciado aqui, preenchendo nosso espaço externo, que é muito extenso. Já temos até uma goiabeira produzindo”, contou a diretora.

20171117_143856

Uma das moradoras mais antigas do bairro, Hilda Pereira, também garantiu que vai cuidar dos ipês-mirins plantados em frente sua casa. “Sou apaixonada por plantas, tanto que minha casa é cercada por elas. Espero que os vizinhos também sejam cuidadosos com as outras mudas”, disse.

20171117_143218

A intenção é que o Projeto de Arborização Urbana se estenda para toda a cidade. A equipe técnica está finalizando o serviço de mapeamento no Bairro Funcionários e, logo após, pretende fazer os estudos no Bairro Jardim São Paulo.

20171117_141938