Projeto de Arborização Urbana contempla região sul da cidade

Implantação da iniciativa que envolve Prefeitura, Câmara e sociedade civil visa aumentar a adoção do verde nas áreas menos arborizadas da cidade

Prefeitura e vereadora Tina impulsionaram projeto de arborização no Funcionários

O Projeto de Arborização Urbana do município de Teófilo Otoni iniciado pela Prefeitura em parceria com a Câmara Municipal, contemplou, nesta terça-feira, 15/05, o bairro Funcionários. Foi a segunda etapa que a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou o plantio de 25 mudas de árvores em ruas da comunidade. A primeira foi em fevereiro deste ano, com cerca de 20 mudas plantadas. O Projeto foi implementado em setembro de 2017 no bairro Felicidade, seguindo estudos feitos pela equipe técnica envolvida na iniciativa em começar pelas comunidades mais carentes de arborização.

Nesta segunda etapa, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Marcos Franca, acompanhou a ação em conjunto com a equipe da Secretaria e a vereadora Tina. De acordo com Franca, a ideia é que outro trabalho se torne realidade naquela localidade em paralelo à arborização nas ruas. “Temos o intuito de promover a revitalização da praça do bairro Funcionários. Já começamos a fazer os canteiros, estamos fazendo o plantio de mudas, queremos colocar uma grama e calçamento também, ou seja, ao contarmos com a parceria da vereadora Tina e da comunidade promovemos, com as árvores plantadas nesta área, um sombreamento e a revitalização do local”, destacou o secretário.

Um dos técnicos engajados no Projeto explicou que os representantes do Legislativo ficam à vontade para dar força à iniciativa de acordo com a região onde são mais conhecidos. Assim como Filipe Costa participou no Bairro Felicidade, dessa vez Tina se prontificou a ser parceira. A vereadora acredita que com a revitalização, a praça será um local onde os moradores poderão usufruir com atividades de lazer. “O prefeito não dá conta de resolver sozinho os problemas do município se não houver participação da sociedade, e aqui a comunidade é ativa e vai ajudar, haja vista que há muitos anos vimos pelejando para fazer alguma coisa nessa pracinha. Um tempo atrás plantamos algumas árvores, mas agora com o apoio da Prefeitura vai ser muito melhor”, disse Tina.

Segundo o técnico em meio ambiente, Erick Marllon, as espécies plantadas nas ruas do bairro Funcionários são próprias para arborização urbana, ou seja, não estragam o calçamento e são de médio porte. “As pessoas não precisam ficar receosas de que as árvores vão prejudicar as casas, como acontecia no passado. Nossa equipe faz um diagnóstico para avaliar as condições de plantio das mudas na frente da casa da pessoa que tiver interesse”, explicou. Marllon disse ainda que faz parte do projeto o monitoramento constante do trabalho. “É preciso vermos se as mudas estão tendo os cuidados necessários, uma vez que contamos com os moradores para cuidarem delas”, pontuou o técnico.

Duas mudas foram plantadas na frente da casa de Ronaldo Benedito

Dentre as espécies de felícia, acerola e goiaba, o morador do Funcionários, Ronaldo Benedito, optou por duas mudas frutíferas para se desenvolverem em frente sua casa. E destacou que vai cuidar delas por acreditar nos benefícios causados pelo verde. “A vista fica totalmente diferente, pois o bairro fica mais bonito, mais valorizado. Dá uma paz ver uma árvore na frente de casa, e ainda nos dá uma boa sombra na época de calor”, contou o morador.