Reestruturação do Almoxarifado da Prefeitura de Teófilo Otoni é concluída

A iniciativa desponta como mais uma das inovações do atual governo municipal. As ações de reformulação no modelo de armazenagem das mercadorias e equipamentos licitados pela Prefeitura iniciaram desde o primeiro ano da atual gestão. De almoxarifados próprios para cada Secretaria Municipal, o modelo em vigor é centralizado, ou seja, único.

De acordo com o coordenador do setor, Fernando Borges, o modelo unificado vem ao encontro da proposta da administração municipal, baseada na transparência e honestidade. Além disso, outro aspecto levado em conta foi uma maior organização no fluxo de entrada e saída dos materiais que abastecem a máquina pública. O local tem 3882 m² de área e funciona na Rua Adib Cadah, 443, São Diogo (onde já foi o depósito das Farmácias Indiana).

Dentre as vantagens do Almoxarifado Central estão a liberação dos espaços que os depósitos anteriores ocupavam para outras utilidades. Um exemplo é a quadra de esportes do Caic, que não é mais ocupada pelo almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação. O mesmo aconteceu na Saúde, que antes da mudança os equipamentos e insumos eram acondicionados em várias salas do prédio próximo à Rodoviária, onde funcionam alguns setores da Secretaria Municipal de Saúde.

Em outro ponto positivo gerado pelo modelo de almoxarifado centralizado, o coordenador Borges pontua o uso da tecnologia nos processos de recebimento de demandas e registro dos produtos recebidos. Segundo ele, o setor está em processo de informatização desses fluxos, deixando para trás o modelo manual, que gerava gastos com blocos de papel. A informatização tem resultado também numa maior agilidade na logística de atendimento.