Secretaria de Educação promove desfile cívico em parceria com escolas das comunidades rurais

Comunidades de Maravilha e Brejão recebem comitiva do governo municipal durante ato cívico

As comemorações do aniversario de 164 anos de Teófilo Otoni continuam com programação intensa e diversas ações promovidas pela Prefeitura de Teófilo Otoni. O prefeito Daniel Sucupira acompanhado da Primeira Dama, Graziele Sucupira, e de parte do secretariado municipal participou nesta terça-feira, (05/08), de duas programações na zona rural. Na parte da manhã foi realizada a cerimônia de hasteamento de bandeiras e desfile cívico com os alunos da Escola Municipal Agrícola Geraldo Leão Lopes na Comunidade de Maravilha. Já no período da tarde, as comemorações alusivas aos 164 anos do Município e à Independência do Brasil se estenderam ao Povoado de Brejão, com a participação dos estudantes e professores da Escola Municipal Agrícola Inácio Pereira Guimarães.

Desfile nas Comunidades Rurais

Aproveitando a data comemorativa, o governo municipal promoveu o gabinete itinerante, com atendimento por parte do secretariado e do prefeito Daniel das demandas, reivindicações e sugestões dos líderes comunitários e moradores da zona rural. Estiveram presentes os Secretários Municipais de Agropecuária e Abastecimento, Sergio Franca; de Assistência Social e Habitação, Eliane Aguilar; de Economia Solidária, Trabalho Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura; de Serviços Urbanos, Rubens Barbosa; de Esporte e Lazer, Jonh Isleno; da Chefe de Gabinete, Katiane Lemos ; representando o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, a pedagoga, Rosiane Silva; da Superintendente Regional de Ensino, Maria Helena Costa Salim; e do Vereador Gilson Dentista.

A Banda de Música da Polícia Militar, sob a regência do Major Waldir Duarte, abrilhantou as cerimônias de hasteamento das bandeiras com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o hino do Município de Teófilo Otoni.

Desfile nas Comunidades Rurais

Nos desfiles, os estudantes usaram toda a criatividade para falar sobre a Estrada de Santa Clara, Rio Mucuri, Índios, Matas, Animais, Escravos e símbolos históricos do município, como a locomotiva Poxixá.

Desfile nas Comunidades Rurais

Na Comunidade de Maravilha os alunos usaram como Tema do Desfile “Estrada Santa Clara: Muitos Povos, Uma Esperança”. Eles contaram nas ruas a história dos povos que desbravaram os caminhos, os Índios, os escravos, a chegada da locomotiva, os europeus e a destruição da mata atlântica, bem como os vários projetos desenvolvidos em cada escola nas mais variadas áreas como na dança, música, esporte e leitura.

Daniel Sucupira destacou o empenho e a preocupação da gestão municipal em desenvolver uma educação para todos

Em um rápido pronunciamento, o Prefeito Daniel Sucupira destacou o empenho e a preocupação da gestão municipal em desenvolver a educação do município como um todo. “O projeto é administrar Teófilo Otoni com o olhar para todos, em especial para as pessoas que mais precisam, e para reafirmar esse compromisso, trouxemos toda nossa equipe de governo, para ouvir os anseios dos moradores dessas localidades que têm um povo trabalhador e que merece todo carinho e respeito da Prefeitura”, enfatizou o Prefeito.

A pedagoga Rosiane Silva, ressaltou a alegria de acompanhar os desfiles
A pedagoga Rosiane Silva ressaltou a alegria de acompanhar os desfiles

A pedagoga Rosiane Silva, que na ocasião representou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho, ressaltou a alegria de acompanhar os desfiles. “Fico muito feliz em participar desta homenagem que as escolas fizeram à história do nosso povo, relembrando os nossos primeiros desbravadores. Parabenizo todas as equipes que organizaram e fizeram um desfile tão bonito e representativo”, destacou.

O vereador Gilson Dentista disse se sentir lisonjeado em representar o poder legislativo numa festa que homenageia o aniversário da cidade e a independência do Brasil. Ele comemorou a ação do governo municipal em promover o gabinete itinerante nas comunidades rurais. “Devemos lembrar que desde que era vereador, o nosso prefeito Daniel Sucupira tinha um olhar carinhoso para os nossos distritos e comunidades rurais. Hoje, o prefeito confirma mais uma vez a seriedade e compromisso em ouvir a população”, concluiu.