Secretaria de Educação promove encontro sobre liderança para profissionais das escolas municipais

A proposta é investir no desenvolvimento de lideranças com vistas ao crescimento pedagógico e socioafetivo. Diante disso, a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SMECT) organizou uma série de três encontros nos quais o público-alvo são os servidores das áreas de direção, supervisão e ensino atuantes na rede pública municipal.

Na quinta, 02/05, participaram supervisores e inspetores escolares. O primeiro, na terça, 30/04, foi com diretores e vice-diretores. E, em um outro momento, será a vez dos educadores. O conteúdo ministrado no encontro foi conduzido pela psicóloga Isabel Conde, diretora da Divisão de Pessoal da Prefeitura. Por meio de abordagens expositivas, testes de coach, dinâmicas e relato de vivências, a psicóloga trabalhou conceitos de liderança e como aplicá-los no dia a dia, comunicação e trabalho em equipe, entre outros tópicos relacionados à temática.

Segundo a diretora da Divisão de Ensino da SMECT, Ivanete Soares, o treinamento está de acordo com o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange aos objetivos socioemocionais. “A ideia é proporcionar aos profissionais da Educação o desenvolvimento da capacidade de liderança, do autoconhecimento e da convivência com outras pessoas”, explanou Soares.

Para a supervisora da E.M. São Cristóvão, Cristina Sander, o encontro foi muito interessante. “A temática é  importante e, conforme abordado pela psicóloga, a liderança é uma habilidade que pode ser praticada em algum momento da vida da pessoa. Uma vez que nós, profissionais da supervisão, lidamos com um público vasto composto por professores, alunos e pais,  temos que ter uma habilidade especial para poder conduzir nossos trabalhos no dia a dia”, relatou Sander.