Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Tem como missão Cuidar, proteger e recuperar o meio ambiente para as gerações presentes e posteriores, através de políticas públicas socioambientais. Sensibilização e fomento ao desenvolvimento sustentável e integração da população para as questões ambientais em todos os aspectos.

• Endereço: Av. Dr. Luiz Boali Porto Salman, 230 – Centro
  • CEP: 39802-900
  • Telefone:
  • E-mail: meioambiente@teofilootoni.mg.gov.br
  • Horário de atendimento ao público: 08h às 17h

Janaina Mendonça Pereira (A Secretária)

–> Formação Acadêmica/Titulação

• 2014 – 2016 – Mestrado Profissional em Tecnologia, Ambiente e Sociedade.
    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- Campus Mucuri, UFVJM, Brasil
    Título: Políticas públicas florestal e de proteção à biodiversidade em prol da APA do Alto do Mucuri, Anode obtenção: 2016
    Orientador: Antônio Jorge de Lima Gomes
  • 2009 – 2009 – Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Projetos.
    Centro Universitário UNA, UNA, Belo Horizonte, Brasil
    Título: Gerenciamento de Riscos em Projetos Estatais de Restauração Florestal em Minas Gerais
    Orientador: Leandro Cintra
  • 2000 – 2005 – Graduação em Ciências Biológicas com ênfase em meio ambiente.
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil
    Título: Percepção ambiental dos visitantes do Jardim Botânico de Belo Horizonte.
    Orientador: Eugênio Batista Leite

Teófilo Otoni Sustentável:
O programa Teófilo Otoni Sustentável visa a adequação e a melhoria da qualidade ambiental do município através da integração com diversas instituições, empresas e órgãos ligados a esta área.

Foram divididos quatro grupos para andamento dos trabalhos: Água, Terra, Verde e Educação Ambiental. Cada grupo fica responsabilizado por elaborar um projeto a cerca da temática do nome. Os projetos serão lançados brevemente.

Teófilo Otoni Mais Verde:
Este projeto atende os inúmeros problemas oriundos da arborização urbana municipal, através da catalogação de áreas para plantio, analise das árvores presentes na cidade para determinação de medidas prévias e, posteriormente, elaboração de um mapeamento arbóreo do município com priorização das árvores problemáticas.