Semana do Meio Ambiente é aberta com participação estudantil na Praça Tiradentes

Evento foi o Marco Zero de uma série de atividades programadas para toda a semana em celebração à data

Durante a manhã desta segunda-feira, 05/06, a Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria de Meio Ambiente, se uniu a vários órgãos e instituições para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Representantes das entidades envolvidas e um público composto em sua maioria por estudantes da rede pública de ensino participaram, na Praça Tiradentes, da solenidade denominada “Marco Zero”. O evento contou com cerimônia de abertura, palestras, atividades de dança, exposição de alimentos, mudas e animais empalhados, vídeos e materiais informativos diversos para conscientização ambiental.

Ao decretar oficialmente aberta a I Semana do Meio Ambiente “Teófilo Otoni Sustentável”, o secretário municipal de meio ambiente, Sérgio Marcos Franca, destacou a importância de se comemorar a data. “O momento não é só de celebração, mas que possamos refletir sobre nossas ações. Estamos passando por momentos difíceis, com crises hídricas e perda da nossa flora por várias outras finalidades. Diante disso, temos que tentar minimizar esses efeitos através de atitudes que visem o uso racional dos recursos ambientais”, pontuou.

IMG_4073
Abertura da Semana do Meio Ambiente contou com a participação de autoridades de várias entidades e órgãos ambientais

O vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Dr. José Roberto Corrêa, também mencionou a data como propícia à reflexão. “O meio ambiente é tudo porque é o lugar onde a gente vive. Eu que nasci na beira do Rio Mucuri sei o quanto é diferente hoje o ambiente, a chuva. O maior degradador do meio ambiente é o homem, que joga garrafas de plástico, que suja, que destrói as matas, que pisa nas gramas, que não poupa água”, expôs o vice-prefeito.

Uma das escolas que levaram alunos para o evento foi a E. M. São Cristóvão, com exposição de trabalhos artesanais em homenagem ao meio ambiente. A estudante do 5º ano, Ana Vitória Araújo, contou sobre a empolgação de ter confeccionado o trabalho. “Fiz a maquete de um castelo com formas geométricas utilizando materiais recicláveis, pois é uma forma de diminuirmos a poluição do meio ambiente”, explicou Ana Vitória.

IMG_4121
Estudante Ana Vitória com a supervisora Josiane Santana exibe trabalho feito com materiais recicláveis

Além dos diversos estudantes que prestigiaram o Dia Mundial do Meio Ambiente em Teófilo Otoni, o aposentado Generoso Sena da Silva visitou os estandes e ainda levou para casa uma muda de planta. “Esta vou plantar na calçada de casa”, declarou.

IMG_4150
O aposentado Generoso Sena da Silva ganhou uma muda de planta no estande do IEF

As comemorações da semana do meio ambiente se estendem até o dia 08 de junho, em vários locais, com vasta programação como oficinas, seminários, cinema, reflorestamento, arborização na cidade, recomposição de praças, cercamento de nascentes e outras atividades.

IMG_4158
O evento contou com diversas atividades durante toda a manhã, como a exibição de animais empalhados da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito

Segue abaixo cronograma do evento