Semana Nacional do Trânsito é aberta com participação recorde de estudantes e autoridades na Praça Tiradentes

A campanha visa conscientizar os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a utilizar corretamente as vias públicas, faixas de pedestres, faixas e vagas especiais de idosos e deficientes

O anfiteatro da Praça Tiradentes ficou tomado por estudantes, autoridades e populares que participaram da abertura da Semana Nacional do Trânsito, na manhã desta segunda-feira, 18/09.

Estudantes e autoridades que participaram da abertura da Semana Nacional do Trânsito

A participação maciça das escolas públicas foi um atrativo do evento. 17 escolas da rede pública de ensino participaram da abertura. Os alunos apresentaram danças, paródias e números musicais falando sobre temas ligados ao trânsito.

A Banda de Música da Polícia Militar abrilhantou a solenidade com várias canções e no momento mais solene, com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Com o tema: “Sua escolha faz a diferença” tendo foco na tolerância – quem leva para o transito, também leva para a vida, a Campanha da Semana Nacional do Trânsito de 2017 tem o objetivo de chamar a atenção para pequenos atos que podem mudar o percurso de muitas histórias nas estradas.  Além de ser uma oportunidade para suscitar reflexões, incentivar discussões e criar atividades que explorem a importância do respeito quanto às regras de trânsito.

Alunos fazem apresentações visando a importância do respeito quanto às regras de trânsito

Na solenidade de abertura dezenas de autoridades de órgãos públicos, militares, de segurança pública e privados estiveram presentes: Prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; vice-prefeito, José Roberto Corrêa; Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adilson Baía; de Obras e Planejamento, Gerson Metzker; Diretor da Divisão de Trânsito e Transportes, Rivelino Bispo; Vereadora Tina; Diretor do Sest/Senat de Teófilo Otoni, Ismael Seixas Fraga; Comandante da 15ª Cia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Márcio Zimerer; representante do Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, Major Ivonil; Inspetor da Delegacia 4/12 de Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Mardonio Rodrigues Almeida; representante do Comandante da 2ª Cia de Bombeiros de Teófilo Otoni, Sargento Lauriano; Delegado Chefe do 15º Departamento de Policia Civil, Dr. Vinicius Sampaio; representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Alessandra da Silva Reis; Superintendente Regional de Saúde, Márcia Elizabete;  Superintendente Regional de Educação, Maria Helena Costa Salim; Coordenadora Geral do Samu, Maflavia Ferreira; Coordenadora do NEP, Emily Rodrigues de Souza; além de representantes de auto escolas e empresas de transportes.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Daniel Sucupira afirmou que trânsito veloz não é sinônimo de trânsito bom nas vias públicas. Para ele, trânsito bom é quando tem os menores índices possíveis de acidentes nas vias públicas. “Hoje, Teófilo Otoni tem uma média de 15 acidentes de trânsito por mês. Estamos trabalhando para melhorar a infra-estrutura e trafegabilidade na nossa cidade. E uma dessas ações passa pela montagem de uma usina própria de asfalto, para termos condições de tapar os buracos nas vias com mais agilidade. Outro ponto importante para beneficiar nosso trânsito é a aquisição de novos semáforos. As faixas de pedestres também estão sendo refeitas na área central e vamos garantir que a cidade esteja mais pronta para quem trafega. Algumas coisas que ainda não foram possíveis realizar foi em decorrência das dívidas do município.Podem ter certeza que os trabalhos não vão parar por ai, pois estamos empenhados em melhorar a vida dos cidadãos do nosso município”, ressaltou Sucupira.

O Diretor da Divisão de Trânsito e Transportes do Município, Rivelino Bispo, destacou a importância da conscientização das ações no trânsito. “Hoje temos aqui diversos parceiros, o que torna nosso esse evento ainda mais forte. Estivemos em algumas escolas durante todo o mês de agosto realizando trabalhos com os alunos, e hoje temos aqui mais de 17 escolas participando conosco desta data. Com este trabalho que envolve crianças de diversas escolas, nós apostamos na mudança de consciência para melhorar a segurança do trânsito, que tem contabilizado um ritmo alarmante de mortes e acidentes na nossa região. Esta situação será revertida com o apoio de todas as autoridades de trânsito e conscientização da população”, frisou Rivelino.

Major Márcio Zimerer, falou do esforço conjunto em promover maior conscientização no trânsito

O Comandante da 15ª Cia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Márcio Zimerer, falou do esforço conjunto para uma conduta no trânsito de obediência à legislação. “Nós precisamos através dessa mobilização ter atrativos, em especial para as crianças e adolescentes que já são usuários do trânsito. Em primeiro instante a gente acha que elas só serão usuárias a partir do momento que atingirem a maioridade e tiverem sua habilitação, mas elas já são usuárias, acompanham seus pais como pedestres e aprendem aquilo que vêem. Sobretudo nós precisamos em nossa cidade fazer com o que a comunidade perceba que a participação social é o principal elemento, para que possamos reduzir os números de acidentes com mortes em todo o país”, salientou o Major Zimerer.

Simulação de um atendimento emergencial em um grave acidente