Assistência Farmacêutica

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

    

É o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve pesquisa, desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. Resolução nº 338/2004 – CNS.

 

Informações sobre a dispensação de medicamentos no SUS de Teófilo Otoni/MG 

 

REDE PRÓPRIA: farmácias mantidas pelo poder público, aqui chamadas de farmácias públicas (governos municipal, estadual e federal).

FARMÁCIA DO POVO: farmácia pública que faz parte da Rede Própria, administrada pela prefeitura/SMS-TO e que dispensa todos os medicamentos dos componentes Básico e Estratégico totalmente gratuitos. Atualmente só existe uma no município e está situada na Rua João Antonio nº254 – centro.

 

Requisitos:  –> Atendimento apenas para receituário da rede SUS

                       –> Apresentação de documentos pessoais e cartão SUS

 

FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL: Extinta em 2017 pelo Governo Federal.

AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR: farmácias particulares contratadas pelo Ministério da Saúde para dispensação de medicamentos e fornecimento de alguns correlatos mediante copagamento (usuário paga 10%) ou totalmente gratuito (usuário não paga nada). Não há vínculo dessas farmácias com a Prefeitura Municipal.

FARMÁCIA DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE: farmácia pública que faz parte da Rede Própria, administrada pelo governo estadual, dispensa medicamentos considerados de alto custo. Só existe uma e está situada no bairro Grão Pará, no local da antiga SUCAM. Telefone: 30872601

 

» Confira a Relação de Medicamentos de Alto Custo disponibilizados pela SES/MG

 

FARMÁCIA DO CONSÓRCIO MUNICIPAL DE SAÚDE: Farmácia particular que dispensa medicamentos para DST/AIDS. Endereço: Rua José Paulo de Carvalho nº69 centro.

FARMÁCIA HOSPITALAR: Farmácia pública que dispensa medicamentos somente para pacientes internados no Hospital Municipal Raimundo Gobira ou em atendimento de urgência/emergência.

Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT-SMS/TO): Criada em 2014 decreto nº7220 de 25 de fevereiro de 2014 e implementada em 2018 – decreto nº7863 de 09 de Outubro de 2018.

  • Conceito: Instância multiprofissional, consultiva, deliberativa e educativa, responsável pela condução do processo de seleção, utilização, acompanhamento e avaliação do uso dos medicamentos e produtos para saúde.
  • Finalidade: Selecionar medicamentos essenciais a serem utilizados no sistema de saúde nos três níveis de atenção, além de assessorar a gestão do SUS local nas questões referentes a medicamentos.
  •  

 “A REMUME consiste na lista básica de medicamentos do município elaborada a partir de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica e deve ser norteada pela Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) visando o processo de descentralização da gestão, tornando-se, portanto, meio fundamental para orientar a prescrição, a dispensação e o abastecimento de medicamentos, particularmente no âmbito do Sistema Único de Saúde. ”

 –> Relação Municipal de Medicamentos Essenciais

 

Protocolos Clínicos: Para aquisição dos medicamentos abaixo o paciente deve conter o formulário anexo preenchido pelo médico da rede SUS