Ação rápida da Prefeitura foi essencial para conter avanço da febre amarela em Teófilo Otoni

Recorde: mais de 62 mil pessoas foram vacinadas em sete dias, nessa que já é considerada a maior campanha de vacinação do município.

O recente avanço da febre amarela acendeu um alerta entre as autoridades de saúde e motivou a organização de uma força tarefa para intensificar a vacinação nas áreas afetadas pela doença em Minas Gerais.

No domingo, 08 de janeiro, quando autoridades de saúde e imprensa voltavam os olhares para a grave situação do município de Ladainha, o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, e o vice, José Roberto Corrêa, já antecipavam o que poderia acontecer e davam o pontapé inicial para uma campanha de vacinação que se tornaria histórica.

Mais de 62 mil pessoas foram vacinadas em sete dias

A partir de segunda-feira, 09/01, todos os PSF’s e Unidade Básicas foram abastecidas com vacinas contra a febre amarela e a partir daí começou uma força tarefa para imunizar a população.

E a ação antecipada deu certo. Apesar dos contratempos por causa da grande demanda, em uma semana mais de 62 mil doses da vacina foram distribuídas, com uma média de mais de 8 mil vacinações por dia, acalmando a população e garantindo o controle da doença no maior município da região nordeste de Minas.

A Prefeitura disponibilizou café, água e biscoitos para a população que aguardava para ser vacinada

A maior campanha de vacinação do município de Teófilo Otoni tinha sido contra o vírus H1N1. Na época, a campanha atingiu uma média de 5 mil vacinas por dia.
Para essa ação foram mobilizadas todas as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Regional de Saúde, empresários, sociedade civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e colaboradores em geral.

A população que foi se vacinar contra a febre amarela foi acolhida com todo carinho pelos funcionários da Prefeitura que estão envolvidos na força tarefa

Diante do quadro emergencial, o prefeito Daniel Sucupira solicitou a presença do Governador de Minas Gerias, sendo prontamente atendido na sexta-feira, 13/01.

O Governador Fernando Pimentel esteve na cidade e realizou o seminário “Minas Gerais contra a Febre Amarela”, para conscientizar a população sobre os riscos, prevenção e imunização contra a doença.

Ponto de Vacinação montado na Praça de Esportes

Um dos despachos assinados pelo governador em Teófilo Otoni define como prioridade o investimento de R$ 14,4 milhões para apoiar e programar ações de enfrentamento ao surto da doença nos municípios das unidades regionais de Saúde de Teófilo Otoni e Governador Valadares investimentos pontuais para combater a doença.

Equipe de enfermagem da Polícia Militar auxiliou na vacinação do UAPS Vila Verônica

Até o fim da tarde domingo, 15/01, foram disponibilizadas mais de 62 mil doses da vacina contra a febre amarela nos postos de saúde e locais de vacinação das zonas urbana e rural do município.

No último domingo a população de Teófilo Otoni pôde ser vacinada em locais estratégicos e de fácil acesso, como no ginásio da Praça de Esportes e na quadra do Clube Palmeiras.

A Copasa também colaborou com a força tarefa de vacinação disponibilizando um carro de água

Os números da febre amarela

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento no município de Teófilo Otoni foram sete (07) casos notificados da doença, dois (02) óbitos confirmados, dois (02)
óbitos suspeitos, e dois (02) óbitos de outra região.

Segundo boletim divulgado sexta-feira (13/1), pela Secretaria de Estado de Saúde, somente neste ano já foram notificados 133 casos suspeitos de febre amarela em Minas Gerais,
dos quais 20 são casos prováveis da doença, cujos pacientes apresentaram quadro clínico suspeito e exame laboratorial preliminar reagente.

A ação de bloqueio à febre amarela continua em todo município com vacinas nos Postos de Saúde e o carro fumacê na zona urbana, além de vacinação de casa em casa na zuna rural.