Em Teófilo Otoni, governador Fernando Pimentel anuncia recursos para combate à febre amarela

Atendendo solicitação do prefeito Daniel Sucupira, governo do estado vai liberar R$ 14,4 milhões para diversas ações em saúde pública

Em atendimento a um chamado de urgência feito pelo prefeito Daniel Sucupira, o Governo de Minas realizou nesta sexta-feira (13/1), em Teófilo Otoni, o seminário “Minas Gerais contra a Febre Amarela”, para conscientizar a população sobre os riscos, prevenção e imunização contra a doença. O governador Fernando Pimentel esteve em Teófilo Otoni, e participou do seminário juntamente os secretários de estado da saúde, Sávio Souza Cruz, de Governo, Odair Cunha, além de deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças da região.

Prefeito Daniel Sucupira destacou sobre a dificuldade de se iniciar um mandato com uma grave crise de saúde pública

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, foi o primeiro a discursar na solenidade com o governador. Sucupira iniciou pedindo um minuto de silencio em nome das vitimas da febre amarela. Em seguida falou sobre a dificuldade de se iniciar um mandato com uma grave crise de saúde pública. “A maioria dos prefeitos que enfrentam o surto da febre amarela foram eleitos para esse mandato, raras exceções, reeleitos. Agora imaginem nossa situação.

Assumimos prefeituras sucateadas com ruas esburacadas, sujas, servidores públicos sem seus pagamentos, dentre outros problemas que estamos enfrentando. E nos primeiros dias de governo já nos deparamos com um problema tão grave que é a febre amarela. Mas nós levantamos a cabeça e fomos à luta, mobilizamos toda a equipe técnica da secretaria municipal de saúde. A superintendência regional de saúde também pegou junto, e recebemos ajuda até de alguns empresários da cidade, além de militares e voluntários. Eu estou muito confiante diante das ações desenvolvidas. Intensificamos a vacinação, que é a única forma de tratamento possível, e controle do vetor nas áreas rural e urbana. O caminhão fumacê já está nas ruas, ampliamos também a rede para armazenar o maior número de vacinas disponibilizado pelo estado”, destacou em seu pronunciamento o prefeito de Teófilo Otoni.

Governador Fernando Pimentel anunciou investimentos pontuais para combater a doença

O governador Fernando Pimentel saudou as autoridades presentes, ressaltando a presença de 37 prefeitos da região. Ele lembrou que a presença em Teófilo Otoni foi em atendimento a uma solicitação do prefeito Daniel Sucupira. “Nós fizemos essa mobilização a pedido do prefeito Daniel em dois dias, desde que fomos solicitados”, frisou. Pimentel demonstrou preocupação com a situação da febre amarela na região e anunciou investimentos pontuais para combater a doença. “A febre amarela, que o Brasil julgava erradicada há 70 anos, manifesta outra vez e mostra muita força nessa região aqui em Minas Gerais. O que nós estamos fazendo é tomar ações preventivas nas regiões afetadas envolvendo especialmente a vacinação. Hoje a febre amarela é a questão mais importante para o governo do estado aqui na região”, ressaltou o governador.

Diversas autoridades participaram do seminário

Um dos despachos assinados pelo governador em Teófilo Otoni define como prioridade o investimento de R$ 14,4 milhões para apoiar e implementar ações de enfrentamento ao surto da doença nos municípios das unidades regionais de Saúde de Teófilo Otoni e Governador Valadares, pela SES. São R$ 2,2 milhões para ações de controle vetorial e de vigilância, R$ 3,2 milhões para a realização de ações de apoio diagnóstico assistencial e laboratorial e R$ 9 milhões da segunda parcela do co-financiamento do programa de Atenção Primária à Saúde.
“Para enfrentar e vencer nós vamos precisar trabalhar muito, e é por isso que eu fiz questão de vir aqui pessoalmente. Estou dedicando todo o meu tempo e o da minha equipe agora para essa questão”, completou Fernando Pimentel.

Parte do público presente no seminário “Minas Gerais contra a Febre Amarela”

Durante o Seminário “Minas Gerais contra a Febre Amarela” foi entregue aos prefeitos uma cartilha para ações de esclarecimento sobre a doença. O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Rodrigo Said, ministrou palestra sobre o tema “Febre Amarela: Situação Epidemiológica e Apoio do Governo do Estado de Minas Gerais”.

Ações

A Prefeitura de Teófilo Otoni ampliou a rede de vacinação para imunizar toda a população no menor período de tempo possível. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou que 24 pontos de vacinação estarão abertos neste sábado, 14/01, para atender a população entre 8h e 16h. No domingo, outros oito (08) locais, incluindo um clube e a Praça de Esportes estarão abertos para vacinação. Na zona rural, nove (09) comunidades também serão atendidas com a vacina contra a febre amarela neste final de semana.