Após ser reativado, Serviço de Inspeção Municipal emite 1ª certificação

Com a nova gestão municipal, o “SIM” volta a funcionar, agora com equipe mais ampla

A nova administração municipal reativou o funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Este serviço é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, que recompôs ainda toda a equipe responsável pelo trabalho no município.

De acordo com o prefeito Daniel Sucupira, o SIM visa, dentre outros objetivos, promover o desenvolvimento rural em relação aos produtos oriundos da agroindústria local. “Mas é importante destacar que com o selo de inspeção municipal emitido pelo SIM, o produtor pode comercializar seus produtos em todas as áreas da cidade, sem nenhuma preocupação quanto à fiscalização e, além disso, o selo passa a dar também condição para esse agricultor buscar políticas públicas de financiamento, participar de programas, vender o produto para as escolas e para a prefeitura”, salientou o prefeito.

IMG_2345

Para o secretário municipal de agropecuária e abastecimento, Sérgio Marcos Franca, o Serviço de Inspeção Municipal é mais do que um setor de emissão de selos. “A equipe do SIM, formada por dois veterinários, uma zootecnista e um fiscal, acompanha os empreendimentos desde o processo de organização, passando pela produção, para que os produtos de origem animal, tais como carne, embutidos, lácteos, mel e outros cheguem à mesa dos consumidores com qualidade”, explicou o secretário.

O Frigorífico Boi da Terra foi a primeira empresa de Teófilo Otoni a receber a certificação do SIM. A entrega foi feita na tarde de terça-feira, 02/05, pelo prefeito ao diretor do frigorífico, Jackson Carvalho de Oliveira. “Este certificado vem comprovar que, enquanto vivemos essa situação meio nebulosa no cenário nacional no segmento da carne, em Teófilo Otoni temos uma carne fresca, de qualidade e forte como a carne do Boi da Terra, com a certificação do SIM 0001”, salientou o diretor.

IMG_2348
Diretor do frigorífico Jackson Carvalho de Oliveira

O secretário municipal de agropecuária e abastecimento, Sérgio Marcos Franca, lembra que Teófilo Otoni é a única cidade dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha, São Mateus e Rio Doce a dispor do Serviço de Inspeção Municipal. Outros produtores estão em processo de certificação.

IMG_2365
Entrega do certificado do SIM

Para os produtores ou consumidores que quiserem tirar dúvidas quanto ao funcionamento do SIM, o setor funciona no prédio do Ceasa (São Jacinto) ou pelos seguintes contatos :

e-mail: [email protected]

tel: (33)8825-3452/ 98823-1479