Em dois dias de intensa programação, sociedade civil e poder público realizam 10ª Conferência Municipal de Saúde

Auditório do SEST/SENAT ficou lotado de pessoas de toda a região que discutiram propostas para o Plano Municipal de Saúde

Auditório do SESTSENAT ficou lotado de pessoas de toda a região
Auditório do SEST/SENAT ficou lotado de pessoas de toda a região

Nos dias 23 e 24 de agosto, representantes da sociedade civil organizada e do poder público municipal estiveram reunidos, no auditório do SEST/SENAT, para a X Conferência Municipal de Saúde de Teófilo Otoni. Com o tema “Financiamento do SUS”, o evento teve o objetivo de construir diretrizes para o Plano Municipal de Saúde para o período de 2018-2021. Com uma extensa programação, o encontro foi aberto com a execução do Hino Nacional Brasileiro feito pela banda de música da 15ª Região de Polícia Militar, seguido pela composição da mesa de honra com autoridades regionais e representantes da área da saúde.

O Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei Mariniello, fez a abertura oficial do evento, acompanhado pelo vice-prefeito Dr. José Roberto Corrêa, pela Superintendente Regional de Saúde, Márcia Elizabeth Alves, pela Conselheira Sandra Oliveira, pelos vereadores Fábio Lemes e Assis da Prefeitura, pelo usuário do serviço público de saúde, Luís Rodrigues, pelo Secretário Municipal de Governo, Pio de Castro, pelo Secretário Municipal de Agropecuária e Abastecimento, Sérgio Franca, pela Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Eliane Moreira, pela Secretária Municipal de Administração, Claudionice Siqueira e pela coordenadora das pastorais sociais, Ildete Mota.

Em sua fala, a conselheira Sandra Oliveira convidou todos os conselheiros à frente para que o público conhecesse e compartilhou um pouco do papel do membro de um conselho. “A missão de ser conselheiro é árdua, não há remuneração, trabalhamos de coração mesmo, em prol do controle social. Nós vamos em busca dos problemas para tentarmos identificá-los e procurar melhorar nossa saúde”, explanou Sandra.

O Secretário de Saúde Tarcirlei Mariniello justificou a ausência do prefeito, que não pôde comparecer devido a outro compromisso. Ele também falou sobre os desafios da luta pela melhoria da saúde pública do município. “A partir desta conferência começamos um novo ciclo em que vou ser parceiro e integrante do Conselho Municipal de Saúde. Vamos encarar as lutas que surgirem e propor uma quebra de paradigmas na saúde pública de nossa cidade. Como tem apenas cerca de dez dias que estou à frente da pasta, ainda estou conhecendo a estrutura da secretaria e o funcionamento do sistema. Superar os desafios não é fácil, mas impossível também não”, ressaltou o secretário.

Márcia Elizabeth, reiterou a importância do momento de todos se reunirem em conferência
Márcia Elizabeth reiterou a importância do momento de todos se reunirem em conferência

Em seu discurso, a Superintendente Regional de Saúde, Márcia Elizabeth Alves, reiterou a importância do momento de todos se reunirem em conferência, lembrando que o ato de avaliar as políticas públicas na área é previsto em lei. “É uma grande responsabilidade esse trabalho que estamos fazendo aqui nesses dois dias. São 63 municípios que dependem da assistência da alta e média complexidade disponíveis na rede de saúde de Teófilo Otoni. A realização de conferências está prevista na lei 8.142, de 1.990, e deve acontecer através de vários segmentos da sociedade. Seus produtos expressarão a necessidade de saúde da população e vão servir de base para a construção do plano municipal de saúde, que é a nossa grande preocupação”, destacou Márcia.

Dr. José Roberto Corrêa tratou sobre o tema que deu nome à conferência, Financiamento do SUS

Um dos palestrantes do evento, o médico e ex-secretário de saúde Dr. José Roberto Corrêa tratou sobre o tema que deu nome à conferência: Financiamento do SUS. “Fiz uma abordagem sobre as fontes de financiamento, os recursos que a prefeitura recebe e quais as nossas dificuldades. Em relação a esse financiamento, que é insuficiente para tocarmos as nossas obrigações, apresentei os valores do que se recebe e do que se gasta e qual o déficit que tem hoje”, disse.

O advogado Dr. Cláudio Batista, palestrou sobre a judicialização da saúde no Brasil
Lidioma falou sobre o Fortalecimento da Atenção Básica com o intuito de melhorar as ações
Lidiomar falou sobre o Fortalecimento da Atenção Básica com o intuito de melhorar as ações

O advogado Dr. Cláudio Batista palestrou sobre a judicialização da saúde no Brasil. Quem também explanou aos participantes da conferência foi o coordenador da atenção básica da Prefeitura de Teófilo Otoni, Lidiomar Souza. Ele discorreu sobre o Fortalecimento da Atenção Básica e expôs os trabalhos que o município tem feito até o momento na administração atual com o intuito de melhorar as ações da atenção primária ao atendimento da população.

Arlete destacou que é o momento de discutirmos sobre as necessidades de nossa região
Arlete destacou que é o momento da população discutir sobre as necessidades da região

Uma das pessoas que aprovaram o momento de participar da X Conferência Municipal de Saúde foi a comerciante Arlete Costa. Ela veio especialmente do distrito de Brejão para se juntar às centenas de pessoas que se reuniram para o encontro. “Acho importante participar porque é uma oportunidade de nós falarmos o que pensamos e discutirmos sobre as necessidades de nossa região”, expôs Arlete.

Além de palestras, a conferência contou também com a apresentação do Projeto Health Rise Brasil, da médica Christiane Cimini, de debates, momento cultural, oficinas de grupo, plenária final e entrega de certificados de participação.