Em mais um compromisso firmado, Prefeitura reativa Pré-Vestibular Municipal

Solenidade de reabertura e aula inaugural aconteceram simultaneamente nas dependências da Escola Municipal Irmã Maria Amália, local de funcionamento do cursinho

Na última sexta-feira, 04/08, a atual gestão municipal realizou mais um compromisso firmado com a população de Teófilo Otoni: a reativação do Pré-Vestibular Municipal. Após quatro anos, o cursinho, destinado prioritariamente àqueles que não tem condições de pagar os estudos preparatórios para ingressar numa faculdade, teve sua aula inaugural na quadra da Escola Municipal Irmã Maria Amália (Emima).

Além dos estudantes inscritos, o prefeito Daniel Sucupira junto com sua equipe de governo e demais servidores, a superintendente regional de ensino, Maria Helena Costa, diretores da Emima, coordenadores do Pré-Vestibular Municipal, representantes de órgãos públicos e vereadores fizeram questão de participar do momento marcante para a gestão do atual prefeito de Teófilo Otoni. A cerimônia de abertura foi toda traduzida por um intérprete de Libras, uma vez que o Pré-Vestibular está em conformidade com a legislação que prevê a destinação de 5% das 100 vagas para pessoas com deficiência.

O secretário Marcos Godinho destacou que o objetivo do Pré-Vestibular é dar oportunidade aos mais carentes

O secretário municipal de educação, ciência e tecnologia, Marcos Godinho, destacou que a reativação do Pré-Vestibular gratuito para a juventude foi promessa de campanha de Sucupira, que se tornou realidade com a parceria do movimento social e juvenil Levante Popular. “Como nosso objetivo é dar oportunidade aos mais carentes, um dos requisitos para seleção dos alunos foi quanto à renda familiar. O número de inscrições ultrapassou o limite de vagas, que é de 100 divididas em quatro turmas a funcionarem aqui na Emima mesmo.  Com a experiência de membros do Levante Popular na área estudantil, acreditamos que seja feito um ótimo trabalho e que os alunos saiam daqui bem preparados para a faculdade”, pontuou o secretário.

O prefeito Daniel Sucupira conseguiu realizar mais um compromisso firmado com a população

Em seu discurso, o prefeito Daniel Sucupira lembrou sobre as dificuldades que passou na juventude, quando quis fazer um curso superior, e ressaltou o quanto significa para sua administração proporcionar de maneira gratuita um curso preparatório para vestibular. “Nosso governo tem uma infinidade de demandas para serem resolvidas, mas meu sentimento é de que administrar significa estabelecer prioridades, principalmente para quem mais precisa.  Retomar este cursinho é uma prioridade e também uma forma de devolvermos ao povo os tributos pagos ao município. Que os alunos aqui presentes sejam os defensores e construtores desse pré-vestibular, apresentando ideias para que essa iniciativa seja cada vez mais eficiente e bem estruturada, e que em breve o resultado que teremos seja a aprovação desses estudantes nos processos seletivos que estão por vir”, ressaltou Sucupira.

Lauanda Ribeiro, do Levante Popular, é uma das coordenadoras do Pré-Vestibular Municipal

De acordo com uma das coordenadoras do Pré-Vestibular Municipal, Lauanda Ribeiro, faz parte da grade curricular atividades extras aos finais de semana. “Nossa intenção não é só preparar os alunos para o Enem, mas também prepará-los como cidadãos. Então, faremos simulados e atividades artísticas como saraus por exemplo, que são formas de desenvolvimento das potencialidades desses jovens”, salientou Lauanda.

O diretor da Divisão de Ensino, Luís Alberto Bassoli, palestrou sobre os desafios da aprendizagem

Após o discurso das autoridades, o diretor da divisão de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Luís Alberto Bassoli, discorreu sobre os desafios da aprendizagem. “A questão da ensinagem é sempre uma relação afetiva. Considerando também que a ensinagem é um processo revolucionário e que precisamos lutar por um país igualitário, ao resgatar esse pré-vestibular a Prefeitura de Teófilo Otoni permite isso e um pouco mais ao oferecer a jovens carentes poder se preparar ainda melhor para o Enem”, explicou Bassoli.

Rafael Tameirão é um dos estudantes que conseguiram vaga no pré-vestibular gratuito

Rafael Tameirão é um dos estudantes que vão passar por essa experiência.  Ele aprovou a reativação do Pré-Vestibular Municipal. “Foi muito bom porque fiquei um tempo vivendo longe daqui da cidade e agora, com meu retorno, tive a oportunidade de poder fazer esse curso pré-Enem, e com certeza vou alcançar meu objetivo de cursar uma faculdade”, concluiu o jovem.

Após a palestra sobre os desafios da aprendizagem, a coordenação do Pré-Vestibular se reuniu com os alunos para orientá-los quanto as diretrizes do projeto.