FIPP Exponor E Feira Dos Garimpeiros Geram Onda De Otimismo E Perspectiva De Crescimento Econômico Para Teófilo Otoni E Região

FIPP, Exponor e Feira dos Garimpeiros geram onda de otimismo e perspectiva de crescimento econômico para Teófilo Otoni e região

Eventos tiveram a visibilidade e visitação que há muito tempo não se via no município. Organizadores e empresários destacam a mudança de pensamento na condução dos eventos com potenciais econômicos

Na contramão da realidade vivida pela maior parte dos municípios brasileiros com o enfrentamento da crise econômica, Teófilo Otoni vivenciou na última semana uma prova evidente de que pode se reinventar e criar novas possibilidades para encarar e superar momentos difíceis. A realização da Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), da Exponor (amostra empresarial do Nordeste Mineiro) e Feira dos Garimpeiros criaram um ambiente de otimismo para o empresariado, população e gestores do município.

Como há muito tempo não se via, a visitação ao Centro de Convenções Expominas e à Praça Tiradentes, onde os eventos foram realizados, bateu recorde de público durante os dias de evento. A decisão acertada dos organizadores em promover as feiras na mesma data foi um diferencial aprovado para os próximos anos.

Com o intermédio da Prefeitura de Teófilo Otoni, a Associação Comercial, GEA (Gems Exporter Association) e Sindicato dos Garimpeiros firmaram um acordo inédito para realização dos eventos. O entendimento gerou o interesse dos empresários e da mídia regional na propagação dos eventos para todo o estado. Os grupos de comunicação TV Leste (Record) e INTERTV dos Vales (Globo) encabeçaram a divulgação com reportagens e links ao vivo na programação jornalística de suas grades. O fato inédito foi essencial para que os eventos tomassem proporções além fronteiras do município. Rádios, jornais e TVs locais também participaram ativamente da divulgação dos eventos. Com tanta repercussão positiva, prefeitos, empresários, autoridades estaduais e consumidores participaram em massa das feiras.

Além dos stands empresariais e de venda de pedras, o espaço Expominas recebeu palestras sobre Arranjos Produtivos Locais, Startups e outros assuntos. Desfiles de modas e shows com artistas de renome nacional também foram atrações para o público, dentre eles pode-se destacar a participação de Pereira da Viola, Jorge Vercillo e a Banda Falamansa. Na Praça Tiradentes onde ocorreu a Feira dos Garimpeiros também teve shows e atrações culturais para o público participante.

Empresários e autoridades apontam para futuro promissor da região

No domingo, 20/08, desembarcou em Teófilo Otoni, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco. Acompanhado do Prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; do presidente da FIEMG, Olavo Machado; do deputado federal, Fabinho Ramalho; do presidente da Associação Comercial de Teófilo Otoni, Ricardo Bastos; do presidente da GEA, Leonardo Souto; de vereadores e prefeitos da região, Marco Antônio percorreu os stands e viu de perto toda a estrutura disponibilizada dentro do Centro Expominas para a realização da FIPP e EXPONOR.

O presidente da Codemig disse que não tinha noção e magnitude do que era o pólo de pedras e a economia de Teófilo Otoni. Ele fez compromissos pontuais com o prefeito Daniel Sucupira. “Vamos ajudar a Prefeitura de Teófilo Otoni a implantar o distrito industrial. Esse é um compromisso da Codemig. Vai ser um trabalho da Codemig junto com a Prefeitura. Teófilo Otoni precisa e vai receber o empreendimento que chamamos de fábrica de rochas ornamentais que é beneficiar o granito, formar a mão de obra e desenvolver pesquisas nessa área. Essa região é muito importante para que seja vinculada ao beneficiamento de recursos minerais”, destacou Marco Antônio Castello Branco.

Na abertura da FIPP e da Exponor, os empresários e organizadores Ricardo Bastos Peres e Leonardo Silva Souto foram na mesma linha de análise. Para eles, Teófilo Otoni vive um novo momento em que as forças políticas e empresariais se juntam para promover o desenvolvimento econômico da cidade.

O presidente da FIEMG, Olavo Machado, não poupou otimismo ao falar das feiras e apontou para um caminho promissor. “Vejo a região nordeste de Minas com um potencial incrível a ser explorado. Essa nova visão das lideranças pode mudar a história dessa região que vem encabeçado por Teófilo Otoni e seus potenciais econômicos”, ressaltou.

Diante de tanto otimismo e perspectiva de crescimento, o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, principal responsável pelas mudanças conceituais de política pública e de desenvolvimento econômico, tem promovido uma agenda incansável para trazer investimentos e gerar crescimento ao município. Com o apoio dos empresários locais, da câmara de vereadores, deputados da região e do governo do estado, Sucupira acredita que Teófilo Otoni pode alavancar o tão sonhado desenvolvimento da região nordeste. “São através de ações concretas como essas que vimos aqui na FIPP, Exponor e Feira dos Garimpeiros que podemos mudar nossa realidade econômica. É com o ajuntamento de forças e não com divisão que vamos fazer fluir coisas boas para nossa região. Ver tanta gente importante aqui, tantos prefeitos, tantos empresários acreditando no nosso potencial não há como deixar de acreditar num futuro melhor para essa região. Sou o porta voz desse otimismo e vou fazer o que for possível pra que esse momento seja marcante e um divisor de águas na nossa história. Saio desses eventos revigorado e com a certeza de que coisas muito grandiosas vão acontecer daqui pra frente na nossa cidade”, concluiu o prefeito.

EXPONOR 2017

EXPONOR 2017

EXPONOR 2017

EXPONOR 2017

EXPONOR 2017

EXPONOR 2017

EXPONOR 2017

 

FIPP 2017

FIPP 2017

FIPP 2017

FIPP 2017

FIPP 2017

FIPP 2017

FIPP 2017

 

Feira dos Garimpeiros 2017

Feira dos Garimpeiros 2017

Feira dos Garimpeiros 2017

Feira dos Garimpeiros 2017

Feira dos Garimpeiros 2017

Feira dos Garimpeiros 2017

Feira dos Garimpeiros 2017

Deixar um comentário

WP-SpamFree by Pole Position Marketing