Outubro Rosa: Secretaria Municipal de Saúde intensifica campanha de Prevenção ao câncer do Colo do útero e mama

Várias ações serão realizadas nas UBR’s do município durante o mês de outubro em atendimento à saúde da mulher

Durante todo o dia as mulheres participaram de palestras educativas e preventivas
Durante todo o dia,  as mulheres participaram de palestras educativas e preventivas

Teve início na manhã desta terça-feira, 03/10, na Unidade Básica de Referência (UBR) da Vila Verônica, as ações referentes ao “Outubro Rosa” na grade de programação da Secretaria Municipal de Saúde. Médicos, enfermeiros e agentes de saúde dos Programas de Saúde da Família (PSF) da Taquara, Cedro, Manoel Pimenta, Jardim São Paulo, Vila Barreiros, Filadélfia, Funcionários e Vila Esperança, com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), se juntaram para atender a população da Zona Sul.

Durante todo o dia, as mulheres participaram de palestras educativas e preventivas com psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas e educadores físicos.

Além do autoexame de mama e o papanicolau foi oferecida testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite. Enquanto aguardavam a consulta e ouviam as palestras, as mulheres foram servidas com um delicioso lanche.

Tarcirlei falou que todo o mês de outubro as UBR’s vão intensificar campanha
Tarcirlei de Brito falou que todo o mês de outubro as UBR’s vão intensificar a campanha

O Secretário Municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito, falou que no decorrer de todo o mês de outubro as UBR’s vão intensificar a realização dos trabalhos educativos referentes à saúde da mulher, tendo como foco a promoção e prevenção em saúde. “Esta campanha visa à prevenção do câncer de mama e outros cuidados com a saúde. Sabemos da gravidade dessa doença, e é preciso que as mulheres deem mais atenção ao corpo e tomem os cuidados necessários para identificar qualquer sinal que possa estar ligado ao câncer. Parabenizo a equipe e convido a todas as mulheres para que venham receber as orientações sobre saúde”, ressaltou o secretário.

Marcel Corrêa explicou como as atividades dos trabalhos educativos estão sendo realizados
Marcela Corrêa explicou como as atividades dos trabalhos educativos estão sendo realizados

A enfermeira responsável técnica da UBR Vila Verônica, Marcela Corrêa Rodrigues Dutra, explicou como as atividades estão sendo realizadas. “Em todas as mulheres com demandas espontâneas nós vamos realizar o exame papanicolau, e às demais, com idade entre 50 a 69 anos, será solicitada a mamografia de rastreamento. Lembrando que a Unidade Básica de Referência é uma porta de entrada para todos os pacientes. Em Teófilo Otoni, nós temos quatro UBR’s que atendem os pacientes de cada PSF que são referenciados para essas unidades. Hoje iniciamos as ações do Outubro Rosa, porém toda semana nós fazemos atendimentos de ginecologia, de demanda espontânea ou agendamento. As pessoas que ainda não agendaram o autoexame de mama ou preventivo, pedimos para entrar em contato com a agente de saúde de seu PSF e venha fazer seus exames”, salientou.

Elena Pereira falou da importância da mulher em conhecer o corpo

Elena Pereira Marinho tem 56 anos e falou da importância da mulher em conhecer o corpo, para saber o que é ou não normal nas mamas. “Ao identificarem alterações suspeitas, devemos procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional. Mas o importante é a prevenção. Quanto mais cedo descoberta a doença, mais chance de cura. Todos os anos eu faço meus exames preventivos”, afirmou.

Acompanhe a Programação nas próximas UBRs:

03/10 – 07h às 17h Distrito Sul, UBR Vila Verônica

10/10 – 07h às 17h Distrito Norte II, UBR Palmeiras

17/10 – 07h às 17h Distrito Leste, UBR São Jacinto

24/10 – 07h às 17h Distrito Norte I, UBR Bela Vista

Cuidando da Mulher Feirante:

07/10 – 07h às 13h – PSF Manoel Pimenta (Feira Floriano Peixoto, Feira da Praça Lions Clube e Feira ao Lado do Simões).

21/10 – 07h às 13h – UBR Bela Vista (Feira Bela Vista)