Ações de melhorias em infraestrutura e limpeza de rios avançam em vários pontos da cidade

Secretário de Serviços Urbanos expõe sobre os trabalhos que estão sendo realizados como tapa-buracos, recuperação de trilhos e tampões em bueiros, capina de ruas e desassoreamento de rios

A Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, tem realizado uma série de ações em pontos distintos da cidade. Na última quinta-feira, 23/11, foi iniciada a terceira operação tapa-buracos realizada neste ano de 2017. Os trabalhos tiveram início na Rua Alípio Rodrigues, bairro Manoel Pimenta, e Visconde do Rio Branco, no Centro, de onde a equipe está percorrendo outras ruas e avenidas fazendo os reparos necessários.

Em paralelo a esta atividade, a Secretaria está executando um serviço que há muito tempo era esperado pelos moradores da Turma 37. Em época de chuvas a via principal de acesso ao bairro fica alagada, o que gera grandes transtornos à população local. De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Rubens Barbosa, este problema será amenizado com o manilhamento que está sendo feito na Rua Zita Machado desde o fim de outubro. “A gente sabe que essa questão da dificuldade de escoamento de águas pluviais ali é antiga, e que se trata de uma demanda que requer planejamento e um investimento maior de recursos. Como a necessidade de intervenção é urgente, a alternativa mais viável para o momento é a colocação dessas manilhas para que em dias chuvosos a água escorra para o rio. A equipe agora está na etapa de construção das caixas que vão receber e direcionar essa água para um local mais apropriado”, explicou o secretário.

Em uma de suas incursões em pontos críticos da cidade quanto a problemas de infraestrutura e estragos causados pelas chuvas do início de novembro, o prefeito Daniel Sucupira, juntamente com a Defesa Civil, vereadores e até moradores, acompanhou o início da obra nessa região.

Outra frente de trabalho que está em plena atividade neste mês de novembro é quanto à manutenção e substituição de trilhos, tampões e grelhas nas vias públicas do município. “Existem vários bueiros de cimento que estão estragados devido em grande parte ao constante fluxo de veículos. Então, estamos colocando trilhos de ferro nesses bueiros para que eles durem mais tempo. Os locais que já receberam esse serviço estão nos bairros Vila Pedrosa, Grão Pará, São Cristóvão e Matinha”, pontuou Rubens. Ele disse também que em lugares bastante movimentados, como a Av. Luiz Boali, está havendo colocação de tampas novas em bueiros que estão sem proteção ou onde os tampões estão quebrados. Quanto à colocação de grelhas, nesta semana a equipe fez esse serviço na pracinha do Castro Pires.

Com a proximidade do Natal, a Secretaria de Serviços Urbanos também está dando um reforço com o serviço de capina a fim de contribuir para uma paisagem melhor e mais bonita na região central da cidade.

E, à parte a limpeza e manutenção das vias públicas, a ação de limpeza e desassoreamento dos rios e córregos continua avançando. Iniciada em setembro no centro da cidade, a máquina escavadeira hidráulica já percorreu os bairros Ipiranga, Castro Pires e neste final de novembro está nas proximidades da Turma 37. Segundo o secretário, a limpeza também está a todo vapor no Córrego Santo Antônio. “Procuramos fazer um serviço bem feito, tendo em vista a grande quantidade de resíduos e mato que se acumulou nas margens de todos os córregos que cortam a cidade. Então ao longo desses mais de dois meses que começamos os trabalhos no Córrego Santo Antônio, a máquina percorreu o bairro Vila Betel e está finalizando o Bela Vista, chegando na Av. Sidônio Otoni”, explanou Rubens. Ele adiantou que nos córregos Serra Verde e Itaguaçu, o serviço está em fase inicial.

Tampões quebrados foram substituídos por novos em alguns pontos da cidade
Melhorias na Infraestrutura - Trilho de ferro na Rua Miriam, São Cristóvão
Melhorias na Infraestrutura – Trilho de ferro na Rua Miriam, São Cristóvão
Melhorias na Infraestrutura - Grelha nova na Praça do Castro Pires