Servidores da Prefeitura são o público-alvo das ações de encerramento da Campanha Novembro Azul

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a atividade envolveu palestra, exames rápidos e orientações quanto ao Câncer de Próstata

Prefeito e secretário de saúde acompanharam Dia D do Novembro Azul no PSF Bela Vista
Antes dos testes, os homens responderam a um questionário e bateram um papo com profissionais da saúde

A equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde encerrou a Campanha Novembro Azul de Conscientização ao Câncer de Próstata na sede da Prefeitura, nesta manhã de 30 de novembro. As ações começaram com uma palestra educativa sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e câncer de próstata conduzida pela enfermeira Quézia Mota. Logo após, os servidores puderam fazer testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, receberam solicitação de exame antígeno prostático específico (PSA, que é complementar ao exame de toque retal) e ainda tiveram a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação com vacinas contra Febre Amarela, Hepatite B e C, Tétano, Sífilis e Tríplice Viral. Antes dos testes, os homens que aderiram à ação responderam a um questionário e bateram um papo com profissionais da saúde quanto a hábitos e estilo de vida, medida importante em atendimentos médicos.

Quezia Mota ministrou palestra educativa sobre câncer de próstata para servidores da Prefeitura

Na palestra sucinta proferida pela enfermeira Quézia, foram abordadas informações sobre diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, sintomas e estatísticas relacionadas à doença. “A intenção é despertar nos homens a vontade de se prevenirem contra o câncer de próstata. Visto que os servidores também precisam estar atentos aos cuidados com a saúde e que geralmente isso passa despercebido devido à rotina de trabalho, disponibilizamos essas ações aqui na sede e também lá na Secretaria de Saúde para os agentes de endemias”, explicou Quézia. De acordo com ela, o dia dedicado à Campanha nas unidades de saúde no sábado 25/11 foi muito proveitoso. “Os 33 pontos de saúde pública da cidade ficaram bem cheios, o que nos surpreendeu positivamente porque em um mês o número de homens que costumam vir se consultar é a metade do que registramos no sábado de mobilização do Novembro Azul, com cerca de 80 atendimentos”, destacou a enfermeira.

O servidor José Marcos participou da Campanha no Dia D no PSF Palmeiras e na sede da prefeitura

O servidor José Marcos participou da mobilização da Campanha no Dia D no PSF Palmeiras, mas fez questão de ouvir a palestra na Prefeitura novamente devido à importância que dá ao tema. “Aderi a todos os serviços disponibilizados nesta ação lá no PSF, e quanto à informação, é importante que nós homens busquemos por ela porque em geral somos mais desligados em relação a isso. Então, de repente uma fala diferente, ou a maneira como as informações são abordadas pelo profissional chamam mais atenção até mesmo para a gente conscientizar os colegas”, justificou José Marcos.

O servidor Edivaldo Melo disse que é atento com a saúde e achou a palestra bem instrutiva

Também atento aos perigos do câncer de próstata e outras doenças graves, o servidor Edivaldo Melo Júnior (Junão) atendeu ao convite do pessoal da Saúde. Aos 47 anos, ele disse que é atento com a saúde e achou a palestra bem instrutiva. “tenho esse cuidado porque constantemente surgem notícias de pessoas próximas que estão sofrendo com câncer de próstata e a maneira que temos de reduzir os altos índices de vítimas é por meio da prevenção. Fiz os testes rápidos aqui e tenho o hábito de fazer um check-up anualmente, que inclui o exame PSA , a ultrassonografia da próstata e, claro, consulta com o urologista”, revelou Junão.

Na oportunidade, servidoras que quiseram fazer testes rápidos e tomar vacinas deram mais força ao movimento, o que contribuiu para uma boa adesão e resultado satisfatório para a equipe realizadora da ação, que preza pela conscientização de todos.

Equipe da Saúde movimentou a ação do Novembro Azul na sede da prefeitura