Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico

Criada pela Lei nº 6.691, de 23 de dezembro de 2013, tem como atribuições:

  1. Definir e programar políticas municipais de cultura, em consonância com diretrizes estabelecidas no plano de governo, e nas legislações municipal, estadual e federal, além de observar ainda as orientações e as deliberações do Conselho Municipal de Cultural;
  2. Definir e programar políticas de cultura, para democratizar o acesso aos bens culturais do município;
  3. Estabelecer políticas de preservação e valorização do patrimônio cultural;
  4. Coordenar a realização de projetos, eventos, atividades e expressões de cunho artístico cultural;
  5. Propor e gerenciar convênio com instituições públicas e privadas, consoante os objetivos que definem as políticas de cultura, além de coordenar outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.
  • Casa de Cultura – Prédio Prof.ª Isaura Caminhas Fasciani
  • Endereço: Rua Jair Werneck, 2330 – Cidade Alta
  • E-mail: cultura@teofilootoni.mg.gov.br

 

O Secretário

Fred Pedroso Lopes

Fred Pedroso Lopes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projetos:

Expresso Cultural
Tem por objetivo difundir a cultura local e regional. É realizado em diversos bairros e pontos da cidade. O palco do Expresso Cultural reúne apresentações culturais como canto, dança e teatro. Uma feira de artesanato também compõe o projeto. É desenvolvido a cada quinze dias.

Domingo na Praça
Realizado todos os domingos pela manhã e a noite na Praça Tiradentes com apresentações culturais diversas.

Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo
Realizado pela Associação Sócio Cultural de Teófilo Otoni junto a Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

TeóFolia 2014
Grande evento com três dias de shows intensos no Parque de Exposições “Pampulhinha”, realizado pela Prefeitura Municipal, com intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

Festival da Cultura e Gastronomia Imigrante do Mucuri
Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico., coordenado pela Diretora Cultural Rose Gonçalves, tem como objetivo o resgate da Tradição história dos povos imigrantes do Mucuri.

Dia das Mães
Uma intensa programação realizada na Praça Tiradentes com vários artistas e sorteios de brindes e distribuição de lembranças adquiridas pela Prefeitura

Festival de Quadrilhas
Evento coordenado por José Carlos Teófilo ‘Zé Roseira’ para resgatar as tradições juninas de nosso município, com apresentações de grupos históricos em diversos bairros, com finalização na Praça Tiradentes onde serão premiadas as melhores equipes.

Festival Nacional de Teatro
A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com os grupos de teatros do município realiza anualmente esse grande evento que reúne artistas de três países e diversos estados do Brasil. Tem por finalidade a difusão do Teatro em nossa cidade.

Seresta na Praça
Apresentação de Grupos de Serestas na Praça Germânica, a partir do mês de julho, não só para o público da terceira idade, mas também para os amantes da boa música.

Sons do Mucuri
Projeto a ser desenvolvido com a banda de Música da 15ª RPM na pessoa do Cel. Pinheiro e do Capitão Duarte. Tem por finalidade ensinar a crianças carentes a arte de tocar instrumentos musicais finos e futuramente montar uma orquestra municipal.

Projeto Copa do Mundo
A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realiza durante o período da Copa do Mundo FIFA de Futebol 2014, “A Copa das Copas”, uma intensa programação com telões em transmissões simultâneas de todos os jogos. Shows com artistas da cidade serão apresentados logo após os jogos.

Festival do Imigrante Alemão
Evento realizado pela Associação Cultural da Descendência Alemã em Teófilo Otoni, na pessoa de sua Presidente a Sr.ª Adélia Hollerbach, que conta com o apoio da

Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico
Tem por finalidade promover, estimular, divulgar, apoiar, pesquisar, incentivar e coordenar trabalhos e eventos relacionados a diversos aspectos culturais das sociedades alemã e brasileira e seus reflexos na formação de descendentes alemães brasileiros.

VII Festival Gastronômico Sabor de Buteco
Evento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Coordenação de Gestão. Tem por finalidade movimentar os bares da cidade, bem como premiar os pratos mais bem avaliados em diversos quesitos.

Jovem Escritor
Concurso literário que premia textos, poesias, poemas, crônicas, artigos e frases de alunos de escolas públicas, privadas e universidades. Este ano tem como tema “A Cidade de Teófilo Otoni”. Os melhores trabalhos serão publicados na Antologia Jovem Escritor.
O Jovem Escritor tem como parceiros: Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Educação, União Estudantil de Teófilo Otoni (UETO), Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO) e Conselho Municipal da Juventude (CMJ).

Desfile Cívico de 7 de Setembro e Aniversário da Cidade
A Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico prepara, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, um grande espetáculo cultural, com intensa programação que inclui um desfile das escolas e organizações da cidade

Festival Municipal do Livro
Evento a ser realizado em parceria com a Academia de Letras de Teófilo Otoni, com sessão de autógrafos, cantinho da leitura, entre outras atividades.

Festicanto Adulto, Juvenil e Músicas Inéditas
O Festival Municipal da Canção tem apresentação de artistas da cidade, com músicas inéditas e premiações das melhores canções.

Encontros de Corais
Evento que vai reunir todos os corais da cidade para a realização da Cantada de Natal.

Café Com Letras
Evento desenvolvido com várias sessões da Academia de Letras de Teófilo Otoni, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, com a produção de livros com trabalhos de autores da cidade.

ICMS Cultural
Captação de recursos via apresentação de Projetos ao ICMS Cultural, que se trata de recurso estadual sob gestão da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

ICMS Patrimônio Histórico
Captação de Recursos para a manutenção e restauração de bens históricos no Município.

Educação Patrimonial
Formação de estudantes da rede pública e privada de ensino sob a importância da preservação dos bens históricos da cidade.

Cultura na Escola
Consiste em apresentações culturais diversas nas escolas da rede municipal de Teófilo Otoni.